A Volkswagen está planejando lançar um carro elétrico popular com um preço na faixa dos R$ 100 mil. O sucessor do e-up!, um subcompacto totalmente elétrico da Volkswagen, será fabricado na Índia e estará disponível no mercado até 2027. A ideia por trás desse lançamento é superar um dos maiores desafios dos carros elétricos: o preço mais elevado em comparação com os veículos a combustão.
A Volkswagen já deu uma prévia do que é possível alcançar com o VW e-up!, que foi muito bem recebido na Europa, mas infelizmente nunca chegou ao Brasil. Agora, a montadora está trabalhando no desenvolvimento de um novo carro elétrico de baixo custo, com o objetivo de popularizar os veículos elétricos.
O plano da Volkswagen é lançar um carro elétrico urbano até 2027, com um preço-alvo de cerca de 20.000 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 108.000. É importante ressaltar que esse valor não leva em conta possíveis bônus e incentivos que poderiam reduzir ainda mais o preço final.
Preço competitivo
O veículo, temporariamente chamado de Volkswagen ID.1, entrará no mercado para competir com modelos como o Dacia Spring (Renault Kwid E-Tech). A Volkswagen acredita que a melhor maneira de promover a mobilidade elétrica é ampliar o alcance dos carros elétricos por meio de modelos menores e mais acessíveis.
Para desenvolver um carro elétrico mais barato, a Volkswagen planeja reduzir os custos significativamente. Para isso, o modelo não será construído na plataforma MEB Small (que será usada no futuro ID.2), mas sim em uma arquitetura de custo mais baixo a ser desenvolvida pela marca Skoda. Além disso, a produção ocorrerá fora dos centros europeus, na Índia, onde a mão de obra é mais barata.
A Volkswagen está focada em garantir que a construção do carro leve no máximo 15 horas, independentemente do local de produção, seja na Alemanha, Europa Oriental ou Sul da Europa, enfatiza Christian Vollmer, diretor de produção da Volkswagen.
Embora o lançamento do carro elétrico de entrada VW ID.1 esteja previsto apenas para 2027, antes disso veremos a estreia do VW ID.2, um modelo posicionado abaixo do ID.3. O VW ID.2 será um veículo de porte intermediário entre o Polo e o Golf, com amplo espaço interno, e terá um preço-alvo na faixa dos 25.000 euros, o que certamente terá impacto no segmento de veículos elétricos.
(com informações da Insideevs)