Em prol da sustentabilidade, a Sprite está se despedindo de suas garrafas plásticas verdes. Esse movimento, que começou no início de agosto, nos Estados Unidos, é parte de esforços mais amplos da Coca-Cola para se tornar mais ambientalmente responsável.
Isso porque o plástico atual da Sprite contém uma substância chamada tereftalato de polietileno verde (o famoso PET) que é um aditivo que não pode ser reciclado em novas garrafas. Retirar as cores das garrafas melhora a qualidade do material reciclado, o que faz total sentido para uma marca que tem como meta colaborar para a redução do desperdício de plástico. Além disso, quando recicladas, as garrafas PET Sprite transparentes podem ser transformadas em garrafas, ajudando a impulsionar uma economia circular para o plástico.
A marca já iniciou a mudança para plástico transparente em vários outros mercados ao redor do mundo em algumas variantes do refrigerante, como Sprite cereja ou sem açúcar, que são envasadas em garrafas sem cor. Outras bebidas que usam garrafas verdes no portfólio da Coca-Cola também serão substituídas por embalagens transparentes nos próximos meses.
Mundo sem Resíduos
Frequentemente criticada por contribuir com resíduos plásticos prejudiciais ao meio ambiente, a Coca-Cola Company anunciou, em 2018, a meta de encaminhar corretamente para coleta e reciclagem o equivalente a cada garrafa ou lata vendida, a ser alcançada até 2030.
O objetivo faz parte da chamada visão “Mundo sem Resíduos”, que reúne todos os esforços estratégicos da companhia para crescer com consciência. As metas incluem a expansão dos produtos recicláveis para todas embalagens, a incorporação de pelo menos 25% de material reciclado nas embalagens PET da companhia até 2025 e a destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até 2030, entre outras.
Para estimular de forma significativa o uso de embalagens retornáveis, a Coca-Cola incluiu outra meta: a de que até 2030, no mínimo, 25% do portfólio comercializado seja produzido com embalagens retornáveis. Isso porque, as embalagens representam 30% da pegada de carbono da empresa no total e, ao utilizar menos recursos, as retornáveis estão entre uma das maneiras mais eficazes de reduzir a emissão de gases.
Fontes: CNN Brasil | Coca-Cola Brasil | Embalagem Marca | Abir