Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

10 práticas sustentáveis essenciais que irão transformar a sua empresa

Segundo um estudo feito pela FGV e pela Toluna, 27% dos brasileiros estão dispostos a mudar seus hábitos, práticas do seu dia a dia, para proteger o meio ambiente. Diante desse cenário, uma conclusão é óbvia: é extremamente importante as empresas entenderem a necessidade de praticar ações sustentáveis.

De acordo com a engenheira ambiental Clarissa M. de Souza, existem algumas práticas que as empresas podem adotar para minimizar os impactos ao meio ambiente e que podem contribuir de maneira significativa para a sustentabilidade:

1. Avaliação da pegada de carbono

A compreensão profunda das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é crucial. Isso não apenas estabelece metas realistas, mas também destaca áreas para melhorias significativas.

2. Descarbonização da cadeia de suprimentos

Contratar fornecedores comprometidos com a sustentabilidade não só influencia positivamente a cadeia de suprimentos, mas também incentiva outras empresas a seguir o exemplo.

3. Gestão de resíduos

Adotar práticas de separação e reciclagem de resíduos não apenas reflete o comportamento doméstico, mas também cria uma cultura interna sustentável por meio de programas de conscientização. Uma opção muito prática e eficaz é contratar uma empresa especializada em gestão de resíduos. Além de facilitar o trabalho da sua empresa, ainda dá um excelente resultado.

4. Eficiência energética e energias renováveis

Priorizar a eficiência energética e a transição para fontes renováveis não só reduz custos operacionais, mas também demonstra compromisso com o meio ambiente.

5. Transparência na cadeia de suprimentos

Os consumidores modernos valorizam a transparência. Optar por fornecedores rastreáveis e com práticas éticas responde às demandas de uma clientela cada vez mais informada.

6. Inovação em embalagens sustentáveis

Explorar materiais biodegradáveis, embalagens reutilizáveis e design sustentável são maneiras inovadoras de reduzir o impacto ambiental.

7. Envolvimento da comunidade e responsabilidade social corporativa

Parcerias com organizações sem fins lucrativos e apoio a iniciativas sociais e ambientais contribuem para o desenvolvimento da comunidade local.

8. Políticas de mobilidade sustentável

Promover opções de transporte sustentável para funcionários, como carros elétricos, e incentivar o transporte coletivo reduz a pegada de carbono corporativa.

9. Investimento em inovação e tecnologia verde

A adoção de tecnologias inovadoras, como IoT e inteligência artificial, otimiza processos e reduz o desperdício de recursos.

10. Compensação de carbono

Investir em projetos de compensação de carbono não apenas neutraliza emissões, mas também contribui para iniciativas ambientais positivas, como projetos de reflorestamento que promovem a biodiversidade.

Agente de mudanças

Ao adotar essas práticas sustentáveis, as empresas não apenas atendem às expectativas dos consumidores modernos, mas também se posicionam como agentes de mudança ambiental. Mais do que uma estratégia, a sustentabilidade torna-se um compromisso valioso e uma jornada contínua rumo a um futuro mais verde.

Com informações da Exame.