Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

ONG de São Paulo recicla resíduos de óleo e gordura de fritura

Solução pensada no bem do meio ambiente!

Quem não gosta de comer pastel, batata frita, coxinha e até mesmo frango a passarinho? Seja em casa ou no bar, o óleo de cozinha é usado para dar crocância ao petisco escolhido. Uma delícia! Mas, a gordura utilizada no preparo desses alimentos traz muitos problemas, principalmente se jogada na pia ou nos ralos. Se você não sabe o que fazer com os resíduos, o Instituto Trevo pode te ajudar!

A problemática do óleo

Um litro de óleo descartado de maneira incorreta, pode contaminar até 25 mil litros de água. Por sua substância ser insolúvel em água, quando despejada em cursos d’água, pode levar ao controle insuficiente de oxigênio e à morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há poluição e mais sujeira.

Quando você derrama óleo de cozinha em uma pia, vaso sanitário ou ralo, os resíduos podem se acumular nas paredes do cano e reter outros materiais que passam por esse local. Além dos bloqueios, os sistemas de esgoto podem “entupir”, causando sérios problemas para manutenção da rede e maiores custos de reparo e reparo.

Mãos à obra

A solução para o problema é simples e bem conhecida: a reciclagem dos resíduos. O Instituto Trevo, líder nesse campo de atuação, recicla resíduos de óleo e gordura de fritura, impedindo que poluam ainda mais nossos solos, rios e represas.

Esses resíduos de fritura, ao invés de engrossarem ainda mais a massa de poluentes que satura nossos rios e represas, serão reciclados e utilizados como matéria-prima em outras atividades produtivas do setor industrial. Fruto dessa reciclagem é a oferta às indústrias de biodiesel uma matéria-prima mais barata e ecologicamente correta, além de gerar trabalho e renda aos mais carentes.

Os resíduos são doados, comprados ou trocados por produtos de limpeza, dentre os quais: detergente neutro, desinfetante, água sanitária, pasta de brilho para panelas, saco de lixo, rodo, vassoura e pano alvejado.

Coleta em empresas: através do container para reciclagem de empresas. É cobrado o valor simbólico de R$300 reais uma única vez para cobrir os custos de entrega. Peça para que os colaboradores de sua empresa depositem o óleo usado de casa em uma garrafa pet ou qualquer pote em seu ecoponto.

Coleta em residência: através do coletor de 50 litros. É cobrado o valor simbólico de R$70 reais uma única vez para cobrir os custos de entrega. O coletor traz vários benefícios não só no corte de gastos com manutenção e desentupidora de caixas de gordura, mas também para um futuro melhor ao meio ambiente.

Quando o container ou o coletor estiver cheio, ele será coletado e devolvido no ato nas mesmas condições. A solicitação pode ser feita através do link.

Dica: para armazenar o óleo para a reciclagem, após sua utilização, deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos.

Qualquer dúvida sobre a coleta e reciclagem pode ser tirada através dos canais de comunicação disponíveis no site.

Fontes: Trevo | Sabesp