Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como descartar cosméticos inservíveis

O mercado de cosméticos é, seguramente, um dos mercados de maior expansão e, com toda a certeza, de maior lucro em todo o mundo. Tanto que, a cada dia, mais e mais produtos são lançados no mercado, cada qual prometendo soluções estéticas diversas e, por que não, milagrosas.

Flickr.com/Lu Monte Cosméticos biodegradáveis podem ser descartados no lixo comum.

Juntamente com esse crescente número de produtos e de consumidores também está o investimento cada vez maior em campanhas publicitárias, fazendo com que muitas pessoas, mesmo sem realmente necessitar, adquiram produtos cosméticos por impulso, que acabam apenas por acumular espaço dentro das residências.

Assim, estamos diante de uma situação interessante: como deve ser feito o descarte de cosméticos inservíveis?

A maioria das pessoas, infelizmente, ao se depararem com um produto cosmético inservível, tendem logo a descartá-lo na lixeira mais próxima. Porém, vale destacar que essa não é a atitude correta.

Primeiramente, vale lembrar que alguns desses produtos contém em sua composição componentes extremamente tóxicos ao meio ambiente, tal como o chumbo. Logo, alguns deles não podem ser descartados como lixo comum.

Além disso, vale destacar também que a maioria das embalagens dos produtos cosméticos é feita de plástico, e, por essa razão, devem ser destinadas corretamente à reciclagem.

Todavia, há também uma infeliz constatação que precisa ser feita: produtos cosméticos inservíveis ainda não dispões de locais específicos para o seu descarte, tal qual ocorre com muitos outros produtos que usamos diariamente.

A maioria dos produtos cosméticos são, entretanto, biodegradáveis, ou seja, se decompõe muito facilmente pela ação bacteriana, e por essa razão podem ser descartados no lixo comum.

Assim, quando o produto cosmético inservível for biodegradável, a melhor coisa a fazer é observar se sua embalagem é passível de reciclagem. Em caso afirmativo, basta eliminar os resíduos do produto de dentro da embalagem e, após isso, destinar a embalagem corretamente para a reciclagem em um posto de coleta.