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Ambev produz primeira garrafa de vidro 100% reciclada

Embalagem foi criada para a cerveja Colorado.

A Cervejaria Ambev, em busca de atingir sua nova meta sustentável, aposta em sua primeira garrafa de vidro completamente reciclada, a Colorado Brasil S nº18. O que significa que 100% do conteúdo utilizado para a produção da embalagem passa pelo processo de reciclagem.

Entendendo o processo

O processo produtivo evita o uso de matéria-prima original e permite a redução do consumo de energia, em comparação com outros processos produtivos, pois a cada 5% de cacos de vidro utilizados na receita, o consumo de energia é reduzido em 1%. Com essa embalagem, também há uma redução significativa de 50% nas emissões para a atmosfera. Vale lembrar que as garrafas tradicionais têm em média 50% de material reciclado na sua composição.

“Este lançamento é exemplo de como nosso compromisso ambiental permeia as principais decisões da companhia e de suas marcas e demonstra o quanto há espaço para a criação de métodos alternativos e sustentáveis em nossa cadeia”, afirma Rodrigo Figueiredo, VP de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

A embalagem inovadora é resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela AVR, fábrica de vidros da Ambev no Rio de Janeiro, que alia inovação e tecnologia no processo de reciclagem e é a vidreira que atualmente trabalha com maior percentual de material reciclado do Brasil.

Visão de futuro

O lançamento ajuda a Ambev a evoluir rumo à meta de ter 100% de suas embalagens retornáveis ​​ou feitas com a maior parte do conteúdo majoritariamente reciclado até 2025. Recentemente, a empresa anunciou a construção de uma nova fábrica sustentável de vidros no Paraná. Com investimento de R$ 870 milhões, a unidade deve entrar em operação em 2025, produzindo garrafas a partir de cacos reciclados e garrafas retornáveis ​​que podem ser reutilizadas mais de 20 vezes por ano.

Devido à complexidade do processo, as garrafas Colorado Brasil S nº18 são consideradas um marco de um feito inédito!

Fontes: Envolverde | Money Times