Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

ABIC e empresas parceiras lançam projeto piloto de Logística Reversa de cápsulas de café no Paraná

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), reconhecida por sua dedicação à sustentabilidade, uniu forças com empresas associadas de peso, como Grupo Três Corações, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Melitta e Nestlé (Dolce Gusto e Nespresso), para introduzir um projeto piloto de logística reversa no estado do Paraná. O programa visa estabelecer um sistema eficaz de coleta, transporte e destino adequado para cápsulas de café e multibebidas após o consumo.

Pontos de coleta acessíveis à população

Em parceria com a empresa Yattó, responsável pela gestão operacional em coordenação com a ABIC e as indústrias envolvidas, serão disponibilizados coletores para cápsulas de café e multibebidas em diversas localidades, incluindo cooperativas, escolas, universidades, condomínios, supermercados, áreas comerciais e shoppings. Os pontos de coleta estarão na região da Grande Curitiba e Oeste do estado do Paraná, facilitando o acesso da população.

A população será incentivada a separar os materiais e entregá-los à coleta seletiva ou aos pontos de coleta disponíveis. A iniciativa abrange coleta porta a porta em áreas previamente mapeadas. Os endereços dos pontos de coleta estarão disponíveis no site do projeto.

Parceria com Prefeitura de Toledo para conscientização

A ABIC também estabeleceu uma parceria com a Prefeitura de Toledo, município do oeste paranaense, com o objetivo de conscientizar a população e facilitar a entrega das cápsulas pós-consumo na coleta seletiva da cidade. Os resíduos serão direcionados para a cooperativa local de catadores, contribuindo para a correta destinação ambiental dos materiais. O resíduo orgânico será enviado para compostagem, enquanto as embalagens plásticas e de alumínio serão recicladas para produção de outros itens.

Estímulo à reciclagem e sustentabilidade

As empresas envolvidas, Grupo Três Corações, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Melitta e Nestlé (Dolce Gusto e Nespresso), participaram de várias atividades de sensibilização e alinhamentos para ressaltar a importância do consumo consciente. O projeto busca não apenas garantir a coleta e destinação adequada das cápsulas, mas também incentivar o desenvolvimento de programas locais de reciclagem e iniciativas de logística reversa para cápsulas de cafés e multibebidas, além de outras embalagens em geral.

Compromisso com sustentabilidade certificado pela ABIC

A ABIC, reconhecida por seu Programa de Cafés Sustentáveis do Brasil, emite um Selo de Sustentabilidade que certifica produtos com rastreabilidade desde a produção até a industrialização. Esse selo é único no mundo e garante que os cafés são provenientes de fazendas certificadas quanto à sua produção sustentável, respeitando o meio ambiente e os produtores. A industrialização é auditada quanto às boas práticas de fabricação, e os produtos são classificados em categorias de qualidade, utilizando uma metodologia de análise sensorial que abrange Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.

Com informações Notícias Agrícolas.