Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Indústrias brasileiras avançam na sustentabilidade, revela relatório da CNI

Um recente relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) destaca que a maioria das indústrias no Brasil está adotando medidas para impulsionar a sustentabilidade. De acordo com a pesquisa, 89% das empresas industriais estão trabalhando para reduzir a geração de resíduos sólidos, enquanto 86% estão focadas em otimizar o consumo de energia, e 83% buscam a eficiência no uso da água.

O levantamento identificou nove ações prioritárias para a sustentabilidade ambiental na linha de produção. Entre as empresas pesquisadas, 36% implementam de cinco a seis dessas ações, enquanto 22% adotam de sete a oito. Apenas 3% das empresas não desenvolvem nenhuma medida relacionada à sustentabilidade.

A pesquisa, que ouviu 1.004 executivos de empresas industriais de todos os portes e regiões, revela que 67% dos entrevistados demonstraram interesse em acessar linhas de crédito para iniciativas sustentáveis, enquanto 22% apontaram a dificuldade de crédito ou financiamento como uma barreira para a implementação de ações sustentáveis.

Prioridades para a descarbonização: modernização e energias renováveis

Os empresários também destacaram as ações prioritárias para que a indústria contribua com a descarbonização do país. As principais incluem a modernização de máquinas (27%), o uso de fontes de energias renováveis (23%), investimento em tecnologias de baixo carbono (19%), investimento em inovação (14%), e acesso a financiamento (10%).

O presidente da CNI, Ricardo Alban, ressaltou que a indústria brasileira está à frente em termos de sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas. Ele enfatiza que o Brasil já realizou o que muitos setores industriais de outros países estão buscando fazer agora.

Foco em fontes renováveis de energia

O relatório aponta que o uso de fontes renováveis de energia é o principal foco de investimento nos próximos dois anos, citado por 42% dos entrevistados. Em seguida, a modernização de máquinas (36%) e medidas para otimizar o consumo de energia (32%) também foram indicadas como prioridades.

A pesquisa revela que 53% das indústrias já têm projetos voltados para o uso de fontes renováveis de energia, sendo a energia solar a principal escolha, concentrando 91% dessas iniciativas. Biomassa (5%), eólica (3%) e hidrogênio de baixo carbono (1%) também estão sendo explorados por algumas empresas.

Com informações da Exame.