Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

América em Verde: os imprevistos e as recompensas da jornada

www.pensamentoverde.com.br/america-verde/mudanca-de-planos-mato-grosso-e-mais-quentinho-que-patagonia

Como em qualquer grande jornada, a de nosso viajante também reservava desafios e imprevistos. A caminho da Patagônia, viajando pelo centro-oeste brasileiro, os primeiros sinais do inverno dificultaram a vida do aventureiro. No Mato Grosso do Sul, a chuva torrencial impossibilitou a visita aos lugares que havia planejado.

“Desde a divisa até Bonito foi um dilúvio, dias sem tirar a capa de chuva. Embora a chuva seja muito boa para o campo, para os moto-turistas não é nada favorável. Dos três dias em que fiquei em Bonito (MS) em nenhum foi possível sair da pousada e visitar as famosas nascentes”, relatou Fernando. Apesar da frustração, os dias que passou “ilhado” na pousada renderam boas conversas e novas amizades.

Mas a viagem tinha que continuar. A próxima parada, uma visita ao centro da América do Sul: a Chapada dos Guimarães (MT).

De um Mato Grosso para o outro

A Chapada dos Guimarães faz parte de um Parque Nacional de mesmo nome que preserva uma formação de chapadões e Cerrado, além de belas cachoeiras, corredeiras e cavernas. O cenário perfeito para quem gosta de natureza e aventura.

Ali é possível visitar o famoso Centro Geodésico, um mirante a 7 km da vila. A vista que se tem no local, como relata Fernando, “é digna de cartão postal, de tirar o fôlego de qualquer turista”.

Mesmo debaixo de chuva, a visita foi produtiva e recompensadora. Depois do mirante, foi a vez de conhecer o Recanto Ecológico Lagoa Azul, um autêntico santuário de conservação do cerrado. O lugar é, na verdade, uma fazenda preservada pelo seu proprietário, que escolheu não desmatar nada e proteger as pinturas rupestres que a propriedade possui. O local é mantido através da renda do turismo.

Antes de partir, ainda aproveitou para curtir trilhas pelo Cerrado, a Lagoa Azul, a Ponte da Pedra e as cachoeiras. Um passeio excelente para repor as energias e restaurar os ânimos para seguir viagem.

Quer saber mais sobre essa aventura? Acompanhe aqui!