Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

ReCICLO: o programa de logística reversa da Havaianas

Marca anunciou expansão dos pontos de coleta dentro e fora do país.

Conhecida mundialmente, a marca vende chinelos, bolsas, óculos de sol, roupas, toalhas e cangas de praia, além de acessórios para customizar suas compras, a Havaianas não deixa a sustentabilidade de lado. Pensando na quantidade de Havaianas que encerram seu ciclo e são descartadas, a marca investe no programa de logística reversa, o reCICLO, de maneira circular e consciente e que conta com a rota livre da emissão de carbono.

O programa

Foto: Havaianas

Com início em 2020 e em parceria com a TrashIn, startup especializada na gestão de resíduos, os chinelos comprados e que não serão mais utilizados, podem fazer parte de um novo ciclo de vida a partir de sua destinação correta, reciclagem do produto em diversas cadeias produtivas e geração de renda para as cooperativas de reciclagem parceiras.

Para descartar seus chinelos usados, basta levá-los até uma das lojas participantes do programa e descartá-los nos coletores Havaianas reCICLO. Depois, a equipe faz uma triagem para definir o destino de todo o material coletado: as sandálias que já estão na fase final do seu ciclo de vida são encaminhadas para reciclagem, as que ainda estão em condição de uso, são doadas. O material reciclado ganha um novo ciclo de vida.

Em vez de virar lixo, as sandálias se transformaram em outros produtos, como tapetes, pneus maciços usados ​​em carrinhos de mão e móveis cobertos com mantas de borracha, como bancos e prateleiras nas lojas Havaianas. Além disso, toda a rota logística do programa está estruturada para ser zero carbono, com bicicletas sendo utilizadas para coleta em algumas lojas, e plantas sendo cultivadas e preservadas na Amazônia para compensar as emissões de carbono de outros meios, como carros e caminhões.

O projeto já beneficiou cerca de 513 famílias graças à participação das cooperativas no processo de coleta e triagem dos produtos e garantiu o descarte adequado e a reciclagem de um volume equivalente a 64% dos torcedores no estádio do Maracanã calçando Havaianas.

Novos pontos de coleta

No ano em que completa dois anos, a Havaianas amplia o programa, totalizando 84 lojas em 24 cidades. Dos 13 estados atendidos no total, seis foram incluídos nesta etapa: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.

E não para por aí: em uma parceria da Havaianas com as Casas Bahia, foram instaladas urnas coletoras nas lojas das cidades litorâneas de Praia Grande, Santos, Caraguatatuba, Guarujá, Ubatuba, Bertioga e São Vicente. Todas no estado de São Paulo.

Após o sucesso no Brasil, onde aconteceram os primeiros movimentos do projeto, o Havaianas reCICLO ganhou o mundo: hoje está presente nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Grécia, totalizando mais de 160 pontos de coleta globalmente em sua primeira onda de implementação.

Você pode conferir a lista completa de locais participantes no site da Havaianas.

Fontes: Havaianas | Ciclo Vivo