Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Kia e The Ocean Cleanup estabelecem novo recorde: 55 toneladas de plástico oceânico recuperado para futuros modelos elétricos

A Kia, em parceria com a organização global sem fins lucrativos The Ocean Cleanup, atingiu um novo recorde ao recuperar 55 toneladas de plástico oceânico do Oceano Pacífico para serem usadas em seus futuros modelos de veículos elétricos (EV). Esse marco representa a próxima fase de uma parceria global de sete anos, iniciada em abril de 2022, como parte dos esforços da Kia para se tornar um líder em soluções de mobilidade sustentável.

O projeto The Ocean Cleanup, conhecido por sua missão de limpar os oceanos do plástico, desembarcou o recorde de plástico recolhido na Ilha de Vancouver, Canadá, após ser retirado do Oceano Pacífico. Essa impressionante conquista foi possível graças à tecnologia de extração System 002 da The Ocean Cleanup, que passou pela Grande Mancha de Lixo do Pacífico (GPGP).

A reciclagem desse plástico começará em breve e a Kia planeja incorporar parte desse material em seus modelos futuros. Essa iniciativa está alinhada com o compromisso da Kia de oferecer soluções de mobilidade sustentável que tenham um impacto mensurável na busca pela sustentabilidade em larga escala.

Modelos sustentáveis

A Kia já adotou com sucesso mais de 30 soluções sustentáveis em diversas áreas de produtos, incluindo o uso de PET reciclado em tecidos e carpetes, couro alternativo de base biológica e tintas sem BTX*. Um exemplo é o EV9, o modelo principal do SUV totalmente elétrico de sete lugares da marca, que utiliza resíduos reciclados, incluindo redes de pesca recuperadas do oceano, para fabricar seus tapetes. Aproximadamente 34 kg de plástico reciclado e materiais ecológicos de base biológica são usados na construção do EV9.

Após trazer essa conquista para a terra firme, a The Ocean Cleanup anunciou a introdução de sua nova tecnologia, o System 03. Com quase três vezes o tamanho do Sistema 002, o System 03 é capaz de capturar quantidades muito maiores de plástico a um custo menor por quilo removido, operando continuamente durante todo o ano. Além disso, possui um monitoramento ambiental mais sofisticado e tecnologia de segurança aprimorada, incluindo uma escotilha de segurança projetada para proteger a vida marinha. Esse avanço marca o próximo passo em direção ao objetivo da The Ocean Cleanup de remover 90% do plástico flutuante nos oceanos até 2040.

A Kia reitera seu compromisso com um planeta sustentável e com o bem-estar das futuras gerações, demonstrando apoio contínuo à The Ocean Cleanup. Essa parceria é representada por meio do logotipo da Kia e das cores usadas nos macacões da equipe que opera o System 03.

Charles Ryu, vice-presidente sênior e chefe da divisão global de marca e CX da Kia Corp., destacou que “a captura recorde de plásticos trazidos para terra firme pela The Ocean Cleanup para reciclagem é uma prova tangível de como a tecnologia pode fornecer soluções sustentáveis em escala. A parceria da Kia com a The Ocean Cleanup demonstra o compromisso da marca em causar um impacto positivo. Iniciativas como esta estão alinhadas com a transição da Kia para um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável e com a nossa estratégia Plan S, através da qual abraçamos as necessidades dos nossos clientes e a proteção do nosso ambiente, agindo como um cidadão corporativo responsável”.

Nisha Bakker, Diretora de Parcerias da The Ocean Cleanup, acrescentou que “esta entrega recorde marca o fim da era do Sistema 002 para The Ocean Cleanup e a plataforma perfeita para lançarmos o Sistema 03. Estamos avançando passo a passo e acreditamos que o Sistema 03 representa o tamanho do sistema necessário para ampliar e expandir nossa limpeza da maneira mais econômica. Além do Sistema 03, planejamos implantar uma frota de sistemas que juntos serão capazes de remover 50% do GPGP a cada cinco anos. No entanto, não podemos fazer isso sozinhos. Parceiros comprometidos e valorizados, e particularmente nosso parceiro global Kia, continuam sendo essenciais para que a The Ocean Cleanup torne realidade nossas ambições compartilhadas de oceanos sem plástico”.

*BTX: Benzeno, Tolueno e Xileno

Com informações ESG News.