Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais são os biomas do Brasil?

www.flickr.com/photos/55953988@N00/6349699989
www.flickr.com/photos/nitromind/4237479455
www.flickr.com/photos/tambako/8001301664

style=”text-align: left;” align=”center”>De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bioma consiste no conjunto de vida, tanto animal como vegetal, definida pelos tipos de vegetação presentes na região, com condições climáticas semelhantes e o mesmo histórico de mudanças. Por isso, cada bioma tem uma biodiversidade própria, sendo uma grande área com ecossistemas caracterizados pela homogeneidade.

O Brasil é um país com biodiversidade riquíssima, sendo uma das maiores do mundo, então, confira a seguir os principais biomas brasileiros e saiba um pouco mais sobre eles:

Amazônia

Maior bioma brasileiro, ocupando quase 40% de todo o território nacional, a Amazônia é também dona do título de maior floresta tropical do mundo. Estende-se sobre o Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Maranhão, Pará, Amapá, Mato Grosso e Tocantins. Sua vegetação densa é caracterizada por mata fechada, com árvores altas e de folhas largas, como a imbuia, jacarandá e peroba. A fauna é igualmente única, com diversas espécies de répteis, anfíbios, aves, mamíferos, peixes e invertebrados.

Caatinga

Localizado na região Nordeste do país e no norte de Minas Gerais, é um bioma caracterizado pelo clima semi-árido, com temperaturas altas e longos períodos de seca. A vegetação predominante é adaptada à escassez de água, possuindo espinhos, no caso dos cactos, e reserva de água — como o juazeiro. Muitas espécies de aves são encontradas apenas nesse local, sendo que algumas estão ameaçadas de extinção, como a ararinha-azul, o periquito da caatinga e o carcará.

Cerrado

Presente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, tem clima tropical sazonal e, devido ao solo pobre em nutrientes, sua vegetação é rasteira e pontuada por arbustos e árvores de galhos retorcidos, tronco com casca grossa e raízes profundas, para absorver água dos lençóis freáticos. Na fauna, encontram-se emas, tamanduás-bandeira, lobos-guará etc.

Manguezal

Distribui-se do Amapá até Santa Catarina, nas regiões litorâneas. Demarca a transição entre o mar e a terra e, uma vez que o solo é lodoso e com pouco oxigênio, sua vegetação é caracterizada por arbustos com raízes altas. Várias espécies de animais marinhos utilizam esse bioma para a reprodução, especialmente peixes, crustáceos e moluscos, além de aves.

Mata Atlântica

É o bioma brasileiro que foi mais devastado, restando apenas 7% de seu território original. Estende-se do Rio Grande do Norte até o Sul do país, por serras e planícies litorâneas. O clima tropical-úmido apresenta altas temperaturas e muita chuva, influenciando na biodiversidade local, com plantas como pau-brasil, bromélia e orquídea, e muitos animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada, mico-leão-dourado e diversas aves.

Pampas

Característicos do Rio Grande do Sul, os pampas são campos muito utilizados para criar gados, sendo constituídos por herbáceas. Com clima subtropical, a maior parte do bioma foi desmatada, tendo sido substituída por lavouras.

Pantanal

Encontrado no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, possui grande variedade de plantas e animais. Por ser uma extensa planície de clima tropical continental, com temperaturas altas e muita chuva, é comum estar alagada. A flora contém gramíneas, arbustos, palmeiras e árvores adaptadas ao clima. Na fauna, aves, principalmente arara-azul, jaburus, colhereiros, e outros animais, como cervo-do-pantanal, ariranhas, onça-pintada e jacaré-de-papo-amarelo, são bastante comuns.