Segundo o 8º Estudo de Sustentabilidade da BDO Brasil, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, 61% das empresas brasileiras consideram a agenda ESG (ambiental, social e governança) como uma estratégia de negócios. No entanto, apenas 39% delas possuem um departamento dedicado a ESG e/ou Sustentabilidade.
Esse estudo foi desenvolvido para avaliar como as empresas brasileiras estão incorporando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em suas operações.
Embora muitas empresas reconheçam a importância do ESG, o estudo aponta algumas lacunas na implementação e transparência dessas práticas. Segundo os resultados, 49% das empresas acreditam que promover o ESG atende às necessidades de partes interessadas e investidores. No entanto, há desafios na aderência e divulgação eficaz das ações de responsabilidade socioambiental.
Viviene Bauer, sócia da BDO, observa que, apesar do crescente interesse genuíno das empresas na agenda ESG, menos da metade delas possui um departamento específico para tratar do assunto. No entanto, ela ressalta que a tendência é que as empresas transformem o discurso em prática nos próximos anos, à medida que o ambiente regulatório começa a enfatizar as práticas ESG.
O estudo identificou três principais barreiras para o avanço da sustentabilidade nas empresas: a existência de outras prioridades estratégicas (69%), a dificuldade de disseminar a estratégia entre os colaboradores (23%) e limitações orçamentárias ou de financiamento (8%).
A pesquisa destacou que menos da metade das empresas avaliadas conscientiza seus colaboradores sobre o uso sustentável da água, e 65% não monitoram suas emissões de gases de efeito estufa por meio de inventários. No entanto, há um interesse significativo em comprar materiais recicláveis (74%) e separar adequadamente os resíduos (63% das empresas realizam a separação de todos os componentes, enquanto apenas 25% separa orgânicos e recicláveis).
Quando se trata de responsabilidade social, 61% das empresas realizam doações e incentivam seus colaboradores a se envolverem em causas filantrópicas. Além disso, em relação à governança corporativa, 61% das empresas afirmam que boas práticas de governança fazem parte da cultura da empresa. No entanto, apenas 37% delas verificam se seus fornecedores atuam em conformidade com as práticas de ESG.
No entanto, a transparência nos avanços ESG ainda é incipiente, enfrentando preocupações com greenwashing. Apenas 37% das empresas publicam Relatórios de Sustentabilidade anualmente, e 24% desses relatórios são verificados e validados externamente.
A pesquisa completa da BDO aborda o posicionamento das empresas em diversos setores, como agronegócio, automotivo, construção civil, terceiro setor, tecnologia e educação.
Com informações Notícia Sustentável.