A educação escolar sempre foi algo de extrema importância para todos os cidadãos e envolve diversos conhecimentos como a ecologia e o meio ambiente. Porém é necessária uma pesquisa para sabermos como estes assuntos são abordados nas escolas, pois cada instituição traz em seu currículo uma maneira didática diferente. É necessário averiguar se os conceitos realmente são aplicados no dia a dia, não só dos alunos, mas também da direção das escolas.
Existem inúmeras escolas que se tornam exemplos para seus alunos, implantando em sua rotina atitudes como: apresentar lojas de livros usados (sebos) para as crianças e para os pais, e também utilizam estes materiais em suas bibliotecas, estimulam o reaproveitamento, apresentando atividades que incentivem a criatividade, e ensinam a dar um novo uso a objetos que já foram descartados. Porém o que mais causa impacto na vida destes alunos é a coleta seletiva, pois desperta o conceito de responsabilidade ambiental, e em muitos casos as crianças levam esta prática para casa, incentivando os pais a adquirirem este hábito, que pode trazer inúmeros benefícios não só a vida desta família, mas de toda a sociedade.
Contudo, existem escolas que lembram da sustentabilidade apenas uma vez por ano, onde estabelecem atividades para a “semana da ecologia”, como: palestras, apresentações de trabalhos e gincanas. Mas para onde vai todo este material que foi utilizado neste período? É reciclado? Reutilizado? Na maioria dos casos este material vai diretamente aterros, sem haver coleta seletiva.
As escolas que exercem o conceito de responsabilidade ambiental devem ser reconhecidas, pois formam pessoas preocupadas com o futuro, e com seu planeta, que nada mais é do que sua própria casa.