Podemos nos referir como horta orgânica as técnicas de jardinagem que não usam pesticidas químicos, fertilizantes ou outros aditivos. Em vez disso, ela depende de meios derivados de plantas para o controle de pragas e alteração do solo para a produção ideal de alimentos. Não usa fertilizantes com aditivos químicos, por exemplo, mas compostos ou estrume de animais criados organicamente para melhorar a condição de seu solo. A principal diferença entre a horta orgânica e os métodos mais convencionais está no controle de pragas. Enquanto os jardineiros convencionais usam todos os tipos de pesticidas para controlar insetos, larvas e outros animais indesejáveis no jardim, jardineiros orgânicos usam métodos naturais.
A pimenta caiena, o alho e a cebola são muitas vezes utilizados na jardinagem orgânica para repelir pragas indesejáveis. Piretro, um inseticida feito de compostos encontrados em um crisântemo africano, é eficaz no controle de pulgões e de ácaros. Usar sabão inseticida, ou mesmo sabão orgânico velho, e água pulverizada em plantas também pode controlar alguns problemas. Alguns jardineiros preferem remover pragas com a mão ou usam insetos benéficos, como joaninhas e crisopídeos, para comer os insetos que não são bem-vindos na horta.
O que é necessário para fazer uma horta orgânica em casa:
• Escolha um vaso de tamanho mediano;
• Tenha uma boa pá em mãos;
• Mudas orgânicas;
• Terra orgânica;
• Argila expandida;
• Pedras.
Algumas pessoas optam pelo modelo orgânico porque não gostam da ideia de adicionar produtos químicos potencialmente prejudiciais para a saúde e o planeta. Outros preferem esses métodos porque querem proteger as crianças ou animais de estimação de pesticidas, ou porque querem a liberdade de ser capaz de comer com segurança, produzindo alimentos mais saudáveis. Esse método natural apoia o planeta através da melhoria do solo, o que pode ajudar as plantas a crescer de maneira saudável e produzir mais frutos. Adicionar a questão orgânica ao solo faz com que todo o jardim se torne mais saudável, em oposição à adição de fertilizantes químicos para as plantas individuais, o que pode queimá-las se não for aplicado com cuidado.
Basta espalhar um ou dois punhados de adubo ou esterco animal em sua horta para que tenha legumes, verduras e vegetais mais interessantes para o consumo. Você também pode usar fertilizantes líquidos feitos de algas marinhas para dar um impulso às plantas, já que têm nutrientes extras. Por fim, a horta orgânica é uma maneira simples de garantir que você está consumindo um produto da mais alta qualidade, de forma sustentável, que é saudável para as plantas e o planeta.