Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quer ganhar competitividade na sua empresa? Aposte em ecoinovação

Na cidade de Jundiaí, São Paulo, a Yvy Química Natural e, a mais de mil quilômetros de distância, em Rio Grande, Rio Grande do Sul, a Green Next, são exemplos notáveis de como a ecoinovação está remodelando a indústria para um futuro mais sustentável. A edição de setembro da Revista da Indústria destaca empresas que não apenas adotaram a sustentabilidade como uma causa, mas também integram a inovação como parte fundamental de seus produtos e serviços.

Marcelo Erbert Ribeiro, cofundador da Yvy Química Natural, compartilha a jornada da empresa que desde 2018 vem revolucionando o setor de limpeza no Brasil. Ao criar uma linha de produtos totalmente à base de ingredientes naturais, a Yvy abraça a química verde, eliminando petroquímicos de suas fórmulas. Ribeiro destaca a crescente demanda do mercado consumidor por soluções ambientalmente conscientes, impulsionando a inovação em direção à sustentabilidade.

A Green Next, por sua vez, apresenta o Hydra Active, um sistema inovador de acionamento remoto para bombas de irrigação, desenvolvido para otimizar o uso de água e energia elétrica na agricultura. Lucas Cardoso, diretor-executivo da startup, explica como o sistema utiliza informações em tempo real para identificar os melhores horários para ligar as bombas, proporcionando aos produtores uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e energéticos.

Ambas as empresas, enquanto buscam soluções ecoinovadoras, destacam a importância de enfrentar desafios específicos, como o plástico nas embalagens, que a Yvy abordou com cápsulas hiperconcentradas e borrifadores reutilizáveis, reduzindo significativamente o consumo de plástico. A Green Next, com seu projeto centrado na agricultura e silvicultura, enfatiza a necessidade de integração de informações meteorológicas em sua tecnologia.

Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI, destaca que a inovação é a base do desenvolvimento sustentável da indústria e da economia brasileira. Ela sublinha a importância de uma estratégia nacional clara e uma política integrada de pesquisa e inovação para posicionar o Brasil como protagonista na corrida verde tecnológica global.

A ecoinovação é cada vez mais vista como uma estratégia competitiva sólida, capaz de reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos, como afirma o estudo da Cepal. Empresas que incorporam ecoinovações em sua estratégia de negócios não apenas atendem às crescentes demandas do mercado por sustentabilidade, mas também moldam o futuro da indústria brasileira em direção a práticas mais verdes e inovadoras.

Rumo a uma indústria verde no Brasil: desafios, oportunidades e compromissos sustentáveis

A transição para uma indústria verde no Brasil está ganhando impulso, impulsionada por empresas visionárias que incorporam práticas ecoinovadoras em seus processos. O país, com sua produção de energia competitiva e renovável, biodiversidade rica e mão de obra inovadora, está em posição privilegiada para liderar essa transformação.

Entre os setores com maior potencial para inovação ecoinovadora, destacam-se a bioeconomia, o uso de biomateriais e soluções industriais para agricultura e silvicultura. No entanto, para que essa transformação seja eficaz, é essencial uma estratégia nacional coesa, integrando pesquisa, inovação e políticas públicas.

Os desafios, embora significativos, são vistos como oportunidades para moldar um paradigma de produção sustentável. A ecoinovação, que visa reduzir impactos ambientais, tornou-se um alicerce sólido para empresas que buscam não apenas atender às demandas do mercado, mas também liderar uma revolução verde na indústria.

Adriana Machado, fundadora do Instituto Briyah, enfatiza a necessidade de uma abordagem sistêmica diante dos desafios ambientais atuais. A ecoinovação, seja tecnológica ou não, oferece um caminho para um futuro mais sustentável.

Com informações Portal da Indústria.