Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais são as vantagens da Sustentabilidade Corporativa?

Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser apenas um discurso para se tornar uma prática essencial em todas as esferas da sociedade. A exigência de que as organizações adotem estratégias para um crescimento econômico sustentável levou à criação do conceito de sustentabilidade corporativa.

Essa mudança não ocorreu por acaso; foi uma resposta direta à demanda da sociedade. Uma pesquisa realizada pela Union + Webster em 2019 revelou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

O que é Sustentabilidade Corporativa?

O termo tem suas raízes no conceito de “desenvolvimento sustentável”, cunhado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável implica no uso estratégico e inteligente dos recursos naturais para garantir a autonomia das próximas gerações.

Portanto, a sustentabilidade corporativa traduz esse conceito para o mundo dos negócios. Ela envolve a implementação de estratégias que buscam o lucro empresarial considerando a finitude dos recursos naturais e o impacto social nas comunidades.

Pacto global da ONU

O Pacto Global das Nações Unidas, lançado em 2000, foi uma chamada para que as empresas alinhassem suas operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Atualmente, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo, com mais de 16 mil participantes de 160 países.

Benefícios

Empresas que investem em práticas sustentáveis podem colher diversos benefícios, incluindo:

Boa reputação no mercado e entre os consumidores
Estratégias de marketing e publicidade que destacam ações sustentáveis fortalecem a reputação da empresa.

Atração de novos investidores
A sustentabilidade corporativa é um critério significativo para investidores ao decidirem onde alocar recursos.

Participação em licitações públicas e contratos privados
Práticas sustentáveis muitas vezes são pré-requisitos para fechar negócios.

Redução de desperdícios e custos
Práticas sustentáveis podem levar a uma otimização dos recursos e uma redução de custos operacionais.

Impacto positivo na cultura de trabalho
Funcionários e colaboradores tendem a ter maior satisfação quando trabalham para empresas comprometidas com a sustentabilidade.

Aumento de vendas
O compromisso socioambiental pode atrair consumidores, resultando em um aumento nas vendas.

Como implementar a Sustentabilidade Corporativa na prática?

Existem três pilares centrais:

Direitos Humanos e Justiça Social
Reconhecimento do impacto da organização na comunidade, envolvendo compromissos com funcionários, ambiente de trabalho saudável e ações sociais benéficas.

Extração e resíduos de recursos naturais
Compromisso com o uso responsável de recursos, incluindo economia no uso de não renováveis, reciclagem, reutilização e parcerias com fornecedores sustentáveis.

Pensamento de longo prazo
Investimento em práticas sustentáveis mesmo que os retornos sejam percebidos a longo prazo, visando o futuro das próximas gerações.

Com informações INSPER.