Parceria visa contribuir com a redução de poluentes nas águas.
Sabemos que o lixo plástico descartado incorretamente é um dos problemas ambientais mais sérios, ainda mais quando os resíduos vão parar nos oceanos. Além de afetar a vida marinha, também impactam a vida humana, já que o plástico não se decompõe, se transforma em microplásticos. Com essa preocupação, a Adidas firmou uma parceria com a Parley For The Oceans que transforma garrafas plásticas coletadas em tênis.
A parceria
A Parley for the Oceans é uma organização ambiental e rede de colaboração global fundada por Cyrill Gutsch em 2012. Ela vê o oceano como o ecossistema mais importante do nosso planeta e enfrenta qualquer ameaça a ele com criatividade e inovação. A ONG se dedica a aumentar a conscientização sobre a beleza e a fragilidade de nossos oceanos. Para fazer isso, convoca artistas, músicos, atores, cineastas, estilistas, jornalistas, arquitetos, inventores de produtos e cientistas para liderar o caminho para fazer uma mudança e fornecer alternativas.
Em 2015, com o início da parceria anunciada em uma conferência na sede das Nações Unidas, a Adidas apresentou o primeiro tênis de corrida feito de resíduos plásticos reciclados. A Parley For The Oceans intercepta resíduos plásticos em praias e comunidades costeiras antes que cheguem ao oceano, sendo transformados em pares de tênis.
O projeto começou com a coleta de uma rede de pesca ilegal esfarrapada e infestada de caranguejos, com a missão de transformar o material recolhido em material útil para ser usado na confecção de tênis. A confecção é feita à mão, começando pela limpeza, secagem e preparação, só depois desse processo, é enviado ao fornecedor têxtil para o converter em fio, o fio é colocado na parte superior do Ultraboost, que antes disso é só um protótipo. A parceria deu tão certo que ganhou destaque pelo mundo, por causar um impacto socioambiental através do esporte. Ao todo, já foram produzidos mais de 30 milhões de pares de calçados com o fio de plástico, chamado de Primeblue.
Nos últimos cinco anos, o uso de poliéster virgem diminuiu e, até o final de 2020, mais da metade de todo o poliéster usado nos produtos da marca é feito de poliéster reciclado.
Os tênis fabricados dessa parceira, contêm o selo “End Plastic Waste” na caixa e na palmilha.
Desde então, a parceria impulsionou a inovação na indústria, criando um movimento mundial para salvar nossos oceanos por meio do poder do esporte.
Planos futuros
A marca está engajada em investir em medidas para ajudar a acabar com o desperdício e o descarte incorreto do plástico.
– Até 2024, o poliéster virgem será substituído por poliéster reciclado, sempre que possível.
– Até 2025, 9 em cada 10 dos artigos da marca terão em sua composição um material sustentável.
– Made to be Remade: o programa onde o cliente, quando for descartar o tênis, escaneia o código através de um QR code e envia o produto de volta à Adidas. Lá, ele é limpo, refeito e ganha uma segunda vida.
Cada vez mais as empresas estão investindo na procura de alternativas para diminuir o impacto do descarte de resíduos.
Fontes: Adidas | Adidas | News Adidas | Ostore