pt.depositphotos.com/3528931/stock-photo-solar-plant.html
Vivemos atualmente em uma sociedade de consumo, onde cada vez mais produtos são produzidos, adquiridos, descartados e substituídos em larga escala por outros de tecnologia ainda maior.
Esse processo cíclico de consumo é extremamente danoso ao meio ambiente, uma vez que todo e qualquer produto, para sua produção, necessita em maior ou menor escala de recursos naturais.
Agrega-se a isso o fato de que a capacidade natural da Terra de absorver os impactos ambientais causados pela humanidade está próxima do seu limite. Já se sabe hoje em dia que o planeta não suportaria o aparecimento de mais uma grande nação poluente, como China ou Estados Unidos.
Daí a necessidade de se desenvolver formas ou modelos de produção que não agreguem impactos ao meio ambiente, e que utilizem cada vez menos recursos naturais.
O conceito de Tecnologia Limpa pode ser entendido como sendo um conjunto de soluções que viabilizem novos modelos de se pensar e de se usar os recursos naturais.
De maneira prática, as tecnologias limpas são novos processos industriais ou alterações realizadas em processos já existentes, sempre com o objetivo de que o consumo de matérias-primas, o consumo energético, os impactos ambientais e o desperdício sejam sempre minimizados ou mesmo zerados.
Obviamente que a evolução de tecnologias limpas não tem como interesse a diminuição do desenvolvimento econômico.
Muito pelo contrário, o intuito é suprir de forma consciente e sustentável a necessidade de serviços, bens e produtos da sociedade atual.
Além disso, os modelos de produções que são baseados em tecnologias limpas têm sempre como intuito a reciclagem total dos resíduos gerados no processo produtivo, assim como o objetivo claro de não gerar emissões e resíduos.
O desenvolvimento e a adoção de tecnologias limpas é parte essencial na busca pelo desenvolvimento sustentável.