www.flickr.com/photos/windwaerts/8141932752
A palavra sustentabilidade tornou-se uma das mais populares da última década. Com a conscientização da importância da preservação do meio ambiente, muitas empresas têm enxergado a necessidade de tomar atitudes sustentáveis. É nisso que se constitui a sustentabilidade empresarial: tomar atitudes ecologicamente corretas, minimizando ou eliminando os impactos do seu processo produtivo.
Há outros itens a serem levados em conta para saber se uma empresa é ou não sustentável: a ética, as condições de trabalho dos funcionários, a relação com a comunidade ao redor e o atendimento aos consumidores, por exemplo.Além de maior respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade ambiental também significa respeito aos consumidores, que buscam cada vez mais produtos e serviços sustentáveis.
Segundo uma pesquisa recente do Instituto Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain), no Brasil, as empresas têm se conscientizado cada vez mais em relação às questões de sustentabilidade: 72% das 109 maiores empresas brasileiras desenvolvem ações de redução de impacto ambiental.
As iniciativas ecologicamente corretas podem ser mudanças simples, como troca das lâmpadas comuns por florescentes e disposição de lixeiras para coleta seletiva. Outras atitudes como reciclagem do lixo, reutilização de sobras de matéria prima, reuso de água e utilização inteligente de produtos descartáveis reduzem os resíduos sólidos produzidos e garantem maior economia.
A conscientização também pode acontecer entre os funcionários, incentivando atitudes como evitar o uso excessivo do ar condicionado, abrir mais as janelas e aderir a caronas solidárias para quem mora em regiões próximas. Acima de tudo, a empresa sustentável deve ser ética, respeitar as leis ambientais e trabalhistas.
Esses cuidados melhoram a imagem da empresa e estão ligados às exigências dos consumidores. Segundo a pesquisa do Instituto Ilos, 69% dos clientes cobram soluções nesse sentido das empresas. Não à toa, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tem um Índice de Sustentabilidade Empresarial, que esclarece aos investidores como têm sido desenvolvidas as práticas de desenvolvimento sustentável nas corporações que possuem ações na bolsa.
Confira também os 5 passos para tornar uma empresa sustentável.