pt.depositphotos.com/12621243/stock-photo-new-life.html
O conceito de sustentabilidade empresarial apresenta uma série de novas abordagens para as atividades realizadas pelas empresas, compreendendo todos os seus setores.
Dos meios de produção à qualidade de vida dos funcionários, a sustentabilidade empresarial tem como objetivo a presença de inúmeras atitudes no cotidiano das empresas, tais como:
- Otimização do uso de recursos naturais;
- Desenvolvimento de programas para a diminuição de impactos ambientais;
- Desenvolvimento de programas de inclusão social;
- Promoção e adoção de programas e práticas de reciclagem;
- Compreensão e respeito às diversidades culturais; etc.
Dessa forma, para que uma empresa seja considerada como sustentável, cabe a ela a adoção de inúmeras práticas que mostrem o seu real interesse em reverter condições ambientais e sociais desfavoráveis.
É importante ressaltar que a responsabilidade empresarial transcende apenas o meio onde a empresa está inserida.
Todos os locais abrangidos por sua atuação, seja na forma de produtos, bens e serviços, ou mesmo em seu ciclo produtivo, como, por exemplo, seus fornecedores, que devem ser remodelados de acordo com os critérios de sustentabilidade.
Dessa forma, pode-se garantir também que quando uma empresa segue a risca a adoção de práticas para alcançar a sustentabilidade empresarial, seus clientes e consumidores também são atingidos de forma positiva, uma vez que estão consumindo produtos de procedência garantida e ecologicamente corretos.
Ao mesmo tempo, há de se ressaltar que a adoção de práticas para se atingir a sustentabilidade empresarial é também uma ótima forma de se melhorar a imagem de uma empresa e conseguir melhores negócios no setor onde ela opera.
Além disso, como os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes e seletivos, empresas que agreguem fatores de sustentabilidade em sua realidade tem maiores chances de conseguir a confiança e a fidelidade de consumidores.