Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda como funciona a lavagem ecológica e suas vantagens para o meio ambiente

https://www.istockphoto.com/br/foto/homem-carro-com-pano-de-microfibra-para-engraxar-sapatos-gm507303342-84686355

Também chamada de biolavagem ou ecolavagem, a lavagem ecológica dos automóveis destaca-se como uma alternativa interessante e viável para evitar o desperdício de água, visto que uma das principais características desse processo é justamente utilizar o mínimo possível deste importante recurso natural.

Isso porque, neste tipo de lavagem, os pneus e a lataria dos carros são devidamente lavados com produtos que não necessitam de água para o enxágue. Para os vidros, são utilizados produtos que não acarretam nenhum tipo de mancha. Além disso, o interior dos veículos é lavado com produtos biodegradáveis e que não danificam o estofamento.

A lavagem ecológica do seu carro pode ser realizada por você mesmo, na sua casa. Para isso, basta adquirir um kit de lavagem a seco destinado para automóveis e uma flanela de microfibra (que não deixa marcas nos vidros e no restante do automóvel). Também é indicado utilizar uma solução para limpeza dos vidros, além de produtos para retirar a graxa das rodas e pneus e solução de lavagem a seco para a lataria do automóvel.

Benefícios da lavagem ecológica

Além de evitar o desperdício de água, a lavagem ecológica tem uma outra evidente vantagem: ela é bastante econômica. Isso porque, enquanto a lavagem tradicional gasta uma quantidade considerável de água, a lavagem ecológica gasta o mínimo.

Vale também salientar que, na lavagem ecológica, o processo de limpeza é até mesmo mais rápido, visto que ele necessita de apenas uma etapa para ser feito, enquanto a lavagem tradicional depende de mais etapas — como aspiração, secagem, enceramento, entre outros.