www.flickr.com/photos/archer10/4979681411
Considerada superior aos modelos horizontais graças ao seu melhor comportamento e resistência em relação a ventos mais turbulentos, a turbina eólica de eixo vertical também apresenta como benefício a emissão reduzida de ruídos — o que faz do modelo vertical uma excelente solução para cidades, sem causar poluição sonora.
A turbina eólica de eixo vertical é caracterizada por apresentar um conjunto de pás em formato de cruz e que pode ser empilhado por toda a base, aumentando a área de captação de ventos. Comparativamente, essa disposição das pás faz com que a turbina de eixo vertical tenha capacidade até 10 vezes maior de aproveitar a força dos ventos para gerar energia eólica.
Modelos de turbina eólica de eixo vertical
Existem três modelos de turbina eólica de eixo vertical. O primeiro deles é chamado de Darrieus e possui perfil aerodinâmico que se assemelha ao desenho de asas de avião. Este é o modelo mais eficiente para a geração de energia elétrica.
O modelo Savonius, por sua vez, trabalha por meio da força de arrasto (pressão do ar nas turbinas). Há, por fim, uma opção híbrida fabricada com conceitos dos dois sistemas: a chamada turbina de eixo Darrieus-Savonius.