Você já ouviu falar em cidade sustentável? Todos os anos sai um ranking da Arcardis sobre as cidades mais sustentáveis do mundo. O critério é que elas obtenham resultados direta ou indiretamente que melhoram a qualidade de vida de seus cidadãos. Há um índice calculado a partir de fatores sociais, ambientais e da economia da cidade, que atribui valores às que mais se encaixam nos critérios da sustentabilidade.
Veja alguns exemplos de cidade sustentável:
#1 – Zurique
Primeiramente, a cidade que tem o melhor aproveitamento de lixo do planeta pelo alto índice de conscientização da população junto a sua infraestrutura. Ela é a prova de que unir uma infraestrutura de qualidade com a cultura da população traz benefícios no todo.
As famílias procuram produzir a menor quantidade de lixo possível e devem organizá-lo adequadamente no descarte. Se os resíduos não estiverem devidamente separados, a coleta não é realizada. Tudo que envolve lixo é pago, inclusive os sacos, fazendo com que a população evite gastar ainda mais dinheiro.
#2 – Estocolmo
A cidade que mais incentiva o uso de bicicletas e possui um sistema de transporte integrado e muito prático. Dessa forma, facilita a mobilidade e diminuindo consideravelmente a poluição do ar e o trânsito. Tem uma visão considerada holística, que é voltada ao desenvolvimento urbano unido à sustentabilidade para ampliar e qualificar o crescimento.
Além disso, também tem um sistema integrado para resíduos, facilitando o descarte, a coleta e a reciclagem. Com isso é uma das cidades mais verdes do planeta.
#3 – Essen
Oitava maior cidade alemã, Essen foi escolhida em 2017 como a cidade verde da Europa. Já foi um antigo centro de mineração de carvão e conseguiu superar o desafio de se reinventar, posteriormente, de forma sustentável e com amplo cuidado com o meio ambiente.
#4 – Londres
Primeira cidade a ter um metrô no mundo, Londres tem nesses veículos um de seus principais meios de transporte. O curioso é que a maior parte da energia consumida pelos trens é produzida por eles mesmos e seus freios. Essa energia é recolhida, reciclada e novamente devolvida para eles para abastecerem seu emaranhado de conexões subterrâneas. Dessa forma, o metrô de Londres pode ser considerado sustentável.
#5 – Seoul
Com grande foco ambiental e na qualidade de vida de sua população, Seoul conseguiu limpar e renovar um rio morto que cortava a cidade e ainda resgatou sua vegetação nativa logo depois. Assim provam de que com esforço e empenho é possível dar vida ao meio ambiente aparentemente destruído.
#6 – Singapura
A cidade se destaca pela forma como gerencia sua água, incluindo a captação, dessalinização e sua reciclagem. É importante lembrar que já houve uma grande e traumática seca na cidade, que impulsionou a necessidade de criar seu próprio sistema para solucionar o problema.
#7 – Viena
A cidade é mais futurista do que se imagina e utiliza da tecnologia em todas as áreas da cidade, especialmente nos transportes públicos. Incentiva o uso de bicicletas, possui ônibus totalmente elétrico e um transporte público de qualidade. Dessa forma é uma cidade sustentável que utiliza a tecnologia a seu favor.
Conhece mais alguma cidade sustentável? Comente!