Mesmo não sendo um material de fácil reciclagem, o espelho pode ter um destino adequado
Os mais supersticiosos podem acreditar que quebrar um espelho pode lhes render sete anos de azar. Mas, azar mesmo, é descartar um resíduo que não nos serve mais sem os devidos cuidados.
O espelho é um objeto que pode quebrar com facilidade e quando isso acontece é importante seguir os passos para dar um descarte adequado a este resíduo, procurando evitar a poluição do meio ambiente (já que as substâncias contidas no espelho podem ser nocivas aos rios e solo) e também não causar danos aos profissionais que fazem a coleta dos recicláveis.
Espelho é reciclável?
Para começar, é importante entender a composição do espelho. Os mais comuns costumam ser feitos com uma camada de nitrato de prata, alumínio ou amalgama de estanho, o que torna a reciclagem deste material complicada e cara.
Por isso, antes de colocar o espelho na lixeira dos recicláveis, procure entrar em contato com o fabricante ou com uma vidraçaria mais próxima para saber se aceitam o espelho quebrado ou se podem indicar um local que aceite este material. Se a prefeitura de sua cidade conta com um sistema de coleta de materiais recicláveis, também é possível pedir orientação para o descarte correto do espelho.
Uma outra ideia sustentável (e criativa) é doar o espelho para artesãos que podem utilizar o resíduo para compor peças decorativas, mosaicos, quadros etc.
Uma dica importante: antes de levar o espelho quebrado para o local correto de descarte, embrulhe-o em folhas de jornal, plástico bolha ou coloque-o em caixa de papelão. Desta forma, evita-se o contato direto com o material, que pode causar ferimentos.