Blog - Dinâmica Ambiental

Instituto do litoral paulista reabilita e reintegra animais marinhos – Dinâmica Ambiental

Compartilhar :

O Instituto Gremar, localizado no Guarujá, litoral paulista, foi fundado em 2002 sob a perspectiva de um ideal conservacional, de que todas as espécies que compartilham um planeta precisam de respeito e proteção.

Ações

Foto: Instagram

A iniciativa investe em monitoramento ambiental e reabilitação de animais machucados, atividades de educação ambiental em espaços formais e informais, e atendimento em emergências ambientais e animais por meio de equipes multidisciplinares. Também oferece cursos para profissionais das áreas de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental visando aprimorar os conhecimentos sobre a proteção do meio ambiente marinho e costeiro.

Centros de reabilitação: dois centros de reabilitação de fauna e um centro de visitações voltado para atividades de educação ambiental.

– O CRD, localizado no Guarujá/SP (Rua João Ruiz, 799), é um hospital veterinário especializado para animais marinhos e silvestres, com estrutura para atendimento a todas as etapas da reabilitação, desde a recepção e triagem, atendimento clínico e cirúrgico e uma grande unidade de despetrolização para até 200 animais. Possui laboratórios para análises clínicas e necroscópicas, além de recintos para reabilitação e condicionamento físico de até 100 animais.

– O CRAS, localizado na cidade de Itanhaém/SP (Avenida Presidente Vargas, 611), está equipado com ambulatório para atendimento veterinário e recintos para atendimento de até 20 aves e pequenos mamíferos, além de tanques para quelônios.Trata-se de um importante ponto estratégico para prestação de primeiros atendimentos aos animais silvestres debilitados ou feridos. Está equipado ainda com auditório para 20 pessoas, onde são realizadas atividades de educação ambiental, palestras e cursos.

– A Sede administrativa e Caminho do Saber (Estrada Alexandre Migues Rodrigue, 916) integra a sede administrativa e o Centro de Visitantes voltado para atividades de educação ambiental. Em um amplo espaço ao ar livre com jardim, lounge e um núcleo com a nossa coleção biológica, o público interessado poderá conhecer um pouco do nosso trabalho, além de informações sobre história natural, sustentabilidade e biodiversidade. O agendamento para visitas deve ser feito através do e-mail agendamento@gremar.org.br.

Projetos em andamento: os projetos são criados com o objetivo de proteger e cuidar dos animais, além de ajudar a manter a conexão deles com o ambiente saudável.

– O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos tem caráter regional e está relacionado a alguns processos de licenciamento ambiental da Petrobras na Bacia de Santos, conduzidos pelo IBAMA. A iniciativa foi colocada em prática em agosto de 2015 e, desde então, realiza o monitoramento de mais de 1.500km de costa litorânea.

– O projeto Maré Mangue tem como finalidade avaliar o status sanitário dos animais do Estuário Santista, que sofre um intenso processo de urbanização e industrialização ao longo de décadas, afetando diretamente seus equilíbrios naturais. O projeto busca compreender os possíveis efeitos cumulativos das atividades antrópicas nos animais residentes e migratórios que utilizam este bioma como um modelo sentinela. Para a continuidade do projeto, o instituto está em busca de empresas e pessoas interessadas em fazer a diferença – para informações basta entrar neste link.

– Através do Pesca e Recicla, já foram implantados ecopontos para a coleta voluntária de petrechos de pesca em oito municípios da Baixada Santista. O objetivo é caracterizar a pesca recreativa, além de sensibilizar os usuários dos principais pontos de pesca da região. Esse projeto tem grande importância, pois os materiais utilizados na pesca que são perdidos, abandonados ou descartados incorretamente aprisionam, mutilam e matam cerca de 70 mil animais marinhos por dia no mundo, associados à pesca fantasma.

Colhendo frutos

Durante o ano de 2021, 37 animais marinhos foram reabilitados e reintegrados à natureza através do instituto em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Em quase 20 mil quilômetros percorridos em suas ações diárias de monitoramento, a equipe do Instituto Gremar registrou 751 ocorrências envolvendo animais marinhos nas praias das cidades de Santos, Guarujá, São Vicente e Bertioga. Desse total, 111 animais foram resgatados com vida: um mamífero, 33 tartarugas-marinhas e 77 aves. Já entre os 640 animais encontrados em óbito, havia 133 mamíferos, 348 tartarugas-marinhas e 236 aves. Colisões com embarcações, ingestão de resíduo sólido (lixo) e interação com petrechos de pesca e dragagem foram as principais causas de óbito entre os animais.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato através do telefone: 13 99711-4120 ou 0800 642 3341. O atendimento funciona 24 horas.

Fontes: Gremar | Diário do Litoral