Um dos custos indiretos mais comuns associados aos gastos de um lar é o uso de utilitários como eletricidade, água ou gás natural. A fim de reduzir a despesa real mensal associada a esses serviços é importante entender como esses recursos são utilizados a cada mês. Muitas vezes, fazer mudanças simples, como desligar luzes e ar-condicionado em áreas que não estão em uso, consertando canos de água com vazamento ou fechando rede de gás para as áreas que não necessitam de aquecimento, certamente irá diminuir o valor das contas mensais, efetivamente libertando mais o fluxo de renda para outros fins.
A conta de luz traz a quantidade de energia elétrica consumida em um determinado lugar. Ela sobe e desce ao longo do dia em resposta a uma série de coisas, incluindo o tempo e os fatores ambientais. Gerir o gasto da melhor maneira possível é a chave de acordo com as concessionárias. Devemos pontuar ainda que a infraestrutura por trás da rede elétrica é lamentavelmente ultrapassada em muitas regiões do mundo, apresentando um potencial grave de ameaça para o bem-estar econômico.
Veja 10 sugestões práticas para reduzir o gasto de energia elétrica:
- Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
- Apague as luzes ao sair do cômodo;
- Deixe portas e janelas abertas, essa é uma forma inteligente de aproveitar a luz do dia;
- Mantenha os filtros do ar-condicionado sempre limpos;
- Use o ferro de passar apenas quando estiver com muita roupa acumulada;
- Use com moderação a máquina de lavar roupas;
- Veja se a borracha de vedação da geladeira está em bom estado;
- Ao viajar, procure manter a chave geral desligada;
- Paredes pintadas de cores claras são ótimas para aproveitar a luz do dia;
- Não deixe aparelhos eletrônicos no modo stand-by.
Devemos ser encorajados a comprar aparelhos energeticamente eficientes, ou seja, que desligam automaticamente quando o equipamento estiver ocioso e assim por diante. Essas táticas reduzem a demanda de energia e ajudam a conter o aumento constante na conta de luz, fato que tem sido documentado em muitas regiões do mundo. E, para terminar, o seu bolso agradecerá ao perceber que pequenos gestos podem gerar uma grande economia na despesa mensal de energia elétrica. Fique esperto e seja consciente!