Imagine um rolo de plástico bolha sendo enrolado ao redor da Terra pelo menos 500 vezes. De acordo com um relatório desenvolvido em 2019 pela associação ambientalista Oceana, essa é a estimativa da quantidade desse resíduo produzido por apenas uma das maiores indústrias do comércio eletrônico.
Com a pandemia, o aumento de envios de produtos de todos os tipos aumentou muito e mercadorias utilizando plástico bolha estiveram ainda mais em alta. Por isso, investir em embalagens mais ecológicas no e-commerce é uma maneira de ajudar o planeta, mas também pode ser muito mais que isso. Com o tema sustentabilidade cada vez mais em evidência, se posicionar como uma empresa que se preocupa com o assunto até na hora de embalar os produtos pode ser um grande diferencial.
De olho nisso e unindo inovação e sustentabilidade, um empreendedor chamado Hugo Maluf desenvolveu uma alternativa funcional e mais sustentável. Nascia então a Imballa, com o intuito de oferecer uma melhor experiência ao cliente e, principalmente, conseguir atender aos micros e médios empreendedores que desejam um material ecológico e sustentável.
A empresa atualmente comercializa o buzz wrap, também conhecido como Papel Colmeia. Trata-se de um material de acolchoamento que, conforme você puxa, se expande em uma estrutura 3D, similar a um favo de mel. É graças a essa estrutura que o material consegue envolver e proteger objetos, tornando-se uma opção ao uso de plástico bolha, por exemplo. Ele é feito com papel 100% reciclado, sendo possível reciclar novamente.
“Acreditamos que para a redução do lixo gerado pelas embalagens descartáveis será necessário um esforço da população e governos, através da educação ambiental e de políticas sociais, tais como a coleta de resíduos e redução do uso indiscriminado de materiais não biodegradáveis e rejeitos. O que precisamos fazer é reduzir, reutilizar e reciclar”, diz Hugo Maluf.
Plástico bolha é reciclável e tem reciclabilidade
Apesar de ser produzido de polietileno de baixa densidade, que não é muito fácil de reciclar, o plástico bolha é reciclável e tem reciclabilidade. E, como você já sabe, é sempre melhor utilizar um material e aumentar sua vida útil ao máximo antes do descarte, e o plástico bolha pode ser útil para uma infinidade de coisas.
De toda forma, é sempre bom ver que, a cada dia, mais e mais pessoas e empresas se movem em torno de alternativas que ajudam a criar um mundo mais limpo, balanceado e com alternativas ecológicas!
Fontes: Isto É | Revista PEGN | Ecommerce Brasil | Recicla Sampa