Um inovador avanço industrial, projetado para reciclar pneus que estão no fim de sua vida útil.
A Michelin, em parceria com a Enviro, companhia sueca que desenvolveu e patenteou a tecnologia de obter carvão preto, óleo, aço e gás de pneus inservíveis, está lançando uma usina de reciclagem de pneus.
A planta, com sede na região de Antofagasta, no Chile, terá capacidade de reciclar 30.000 toneladas de pneus por ano, sendo que cerca de 60% destes pneus são descartados em âmbito nacional.
A usina terá suas atividades iniciadas em 2021, com a produção agendada para começar em 2023. Mais de 30 milhões de dólares serão destinados para a construção da primeira usina da nova geração da Michelin para a reciclagem de pneus no fim de sua vida útil.
Reciclagem
A usina de reciclagem irá auxiliar a economia circular com processos inovadores. Pneus descartados serão coletados diretamente das instalações dos clientes e transportados para a usina, onde serão cortados e reciclados.
A estimativa atual prevê que 90% dos materiais reciclados sejam reutilizados em uma grande variedade de produtos a base de borracha, como pneus, correias transportadoras e produtos antivibração. Os outros 10% restantes serão utilizados na própria usina, para que a mesma possa produzir sua própria energia.
Esta usina de reciclagem inicial permitirá que a Michelin ofereça uma solução de reciclagem abrangente, coletando pneus usados e transformando-os em produtos que facilitarão a fabricação de outros.
“Graças à nossa colaboração com a Enviro, estamos muito orgulhosos de anunciar a construção da primeira usina de reciclagem do grupo Michelin. Esse é um marco importante que nos permite oferecer aos nossos clientes uma solução de reciclagem de nova geração, enquanto desenvolvemos novos negócios para o grupo. Atualmente, estamos negociando com vários clientes chilenos para assinar contratos de longo prazo. Ao utilizar a tecnologia da Enviro, nós estamos os oferecendo uma solução que irá auxiliar seus objetivos sustentáveis e permitir o desenvolvimento de uma economia circular”, disse o Vice-presidente de Marketing & Desenvolvimento de negócios da Michelin, Sander Vermeulen.