Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Aerossóis e Sprays: conheça, descarte e recicle com responsabilidade

Você já parou para pensar no que são aerossóis e sprays e como descartá-los corretamente? Vamos explorar um pouco sobre esses produtos e a importância de um descarte responsável.

Aerossóis e Sprays

Segundo o Wikipedia, um spray é um dispositivo de emissão que, sob pressão, libera uma substância armazenada misturada com gás ou ar. Já um aerossol é a mistura de dois líquidos: o produto em si (como desodorante, creme de barbear, tinta ou inseticida) e o propelente, uma substância que impulsiona o produto para fora. Em termos simples, o spray é a lata ou equipamento utilizado para emitir o aerossol.

Riscos

Os aerossóis são comuns em nosso cotidiano, compostos pela mistura do produto e do propelente, geralmente Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Devido à alta pressão dentro das latas, os propelentes apresentam riscos, como inflamabilidade e toxicidade. Cuidados no manuseio, armazenamento e, especialmente no descarte, são cruciais.

A exposição ao calor pode aumentar a pressão interna, levando a situações perigosas. Portanto, evite deixar aerossóis em locais muito quentes, como o interior de carros.

Descarte consciente

O descarte de aerossóis exige atenção especial devido aos riscos que apresentam. Nunca abra as latas, mesmo vazias, pois resquícios de gases podem causar problemas de saúde e em certos casos riscos de acidentes. O correto é utilizar o conteúdo da lata até o final, separar as partes plásticas e encaminhar os aerossóis para um posto de reciclagem especializado.

O único caminho: a logística reversa

A logística reversa é crucial para lidar com os aerossóis após o uso. Empresas geradoras, como envasadores e fabricantes, comerciantes e consumidores finais têm a responsabilidade compartilhada de devolver corretamente essas embalagens para o setor produtivo para reciclagem ou outro tratamento. A legislação brasileira prevê a logística reversa, onde as embalagens retornam aos geradores para tratamento adequado e descarte ambientalmente correto.

Desafios e oportunidades na reciclagem de aerossóis

Embora ofereçam praticidade, as embalagens de aerossóis apresentam desafios no descarte e tratamento. Quando classificadas como resíduos perigosos, é recomendável a despressurização prévia antes do envio para reciclagem, visto que suas embalagens são 100% recicláveis, com materiais como alumínio, aço e plástico. A reciclagem desses materiais, quando realizada com segurança, traz benefícios econômicos e ambientais.

Assim, em um processo de transição para uma Economia Circular, a logística reversa é fundamental para restituição das embalagens ao setor produtivo, conferindo segurança jurídica e de processo, de forma que esse ocorra de forma segura e ambientalmente correta.

Escolhas Conscientes para um futuro sustentável

O descarte de resíduos, especialmente produtos como aerossóis, é uma questão crítica. O desconhecimento ou a falta de cuidado podem resultar em riscos ambientais e de saúde. A logística reversa, aliada a escolhas conscientes de compra e descarte, é essencial para um futuro mais sustentável.

Na Dinâmica Ambiental, somos especialistas na Circularidade de Aerossóis, além de garantirmos todo processo legal para nossos clientes. Faça escolhas sustentáveis, pois, ao cuidar do planeta, todos saem ganhando.

Com informações Wert Ambiental.