O veículo é feito a partir de outros caminhões que não são mais utilizados.
A Ambev, gigante no ramo de bebidas, firmou uma parceria com a FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades), startup brasileira, para a aquisição de 1.000 caminhões e vans elétricas para a distribuição urbana de bebidas. O intuito da campanha é reciclar veículos pesados de ferros-velhos restaurando-os para caminhões elétricos. É uma das ações da empresa para entregar com um transporte com zero emissão de poluentes – ela acredita que até 2023 metade da sua frota seja operada com energia limpa.
Parte do lote dos caminhões inclui os modelos FNM 833, de 13 toneladas e 7,20 metros de comprimento. O Peso Bruto Total deste caminhão é 18 toneladas e seu motor elétrico tem 650 volts de tensão e potência equivalente a 355 cavalos. Segundo a FNM, a produção dos veículos utilizará o material nióbio (mais resistente e leve que o aço) em componentes como chassis, freios, suspensões, rodas e demais peças e estruturas, para diminuir o peso dos veículos e aumentar a resistência, o desempenho e a autonomia.
100% verde
Cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 por ano. O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100km por dia. A recarga total dos caminhões será feita por “Wallbox com tomadas CCS2” em até quatro horas, conectadas na rede de 380 Volts nos próprios centros de distribuição da Ambev, espalhados pelo Brasil, e que já operam com energia solar. Após testes na sede da fábrica da FNM, que fica dentro da fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS), os caminhões vão começar a rodar. “Para entregar esse serviço, realizamos um anteprojeto para definir as necessidades de cada cliente, como é o caso da Ambev, sempre aliando produtividade com redução de custos – em modelo de negócio baseado em contratos de pré-vendas, com planilha aberta e pagamento antecipado”, afirma Ricardo Machado, CEO da Obvio! + FNM.
De acordo com a fabricante, os motores do novos caminhões elétricos FNM são os Danfoss Editron de alta performance, com controlador/inversor digital padrão AVIONICS, para gerenciar todas as operações dos veículos, de modo inteligente. Essa motorização pesa apenas 85kg contra 500kg de outros motores elétricos do mercado. Os veículos estão sendo fabricados desde novembro na unidade de produção da Agrale, em Caxias do Sul, RS.
O custo dos caminhões elétricos é um grande atrativo aos empresários. De acordo com Contieri, são cerca de 25% a 30% menores que a compra de um veículo elétrico vindo de fábrica. Por ser um veículo com a possibilidade de ser customizado, o futuro cliente não necessita aguardar os novos lançamentos, tendo a possibilidade de reutilizar o próprio veículo.
Essa é mais uma das várias ações que a Ambev investe pensando em um futuro mais verde. Que tal conhecer outras iniciativas da marca com esse mesmo propósito? Clique aqui e confira!
Fontes: Transporta Brasil | Ekko Green | Istoé Dinheiro