A preocupação com o meio ambiente está presente também em produtos esportivos.
Uma união entre Paul Pogba, jogador do Manchester United, Stella McCartney, uma famosa estilista já conhecida por defender a moda vegana e a grande conhecida marca Adidas, trouxe uma grande novidade: a primeira chuteira 100% vegana disponível no mercado.
A parceria da Stella McCartney com a Adidas tem mais de 15 anos, mas sempre foi voltada para alta moda e roupas de alta performance. A sua maior preocupação era criar uma chuteira vegana que não prejudicasse o rendimento dos jogadores. Para isso, contou com o apoio de toda a equipe da Adidas.
A ideia de uma parceria entre os dois surgiu durante o lockdown. A Adidas estava à procura de dois embaixadores de linhas de trabalho opostas. “Algo clicou entre nós, e eu poderia dizer que ela me entendeu e do jeito que eu gosto de trazer meu estilo em tudo o que faço”, Pogba relatou sobre seu primeiro encontro com McCartney. “Instantaneamente começamos a pensar sobre o que poderíamos criar, e a oportunidade de trabalhar em algo que combinasse nossos estilos de forma disruptiva foi realmente empolgante.”.
Com uma pitada do Pogba, uma colher de Stella e um design 100% vegano preparado na cozinha inovadora da Adidas, saiu o prato principal: a chuteira Predator Freak Paul Pogba X Stella McCartney Vegan Boots. Os componentes, incluindo materiais reciclados, são projetados para se alinhar aos padrões de desempenho vegan e de excelência.
A edição limitada que foi lançada mundialmente no dia 22 de outubro no aplicativo da marca – e no dia de 1º de novembro para lojas parceiras, será usada nos pés do craque em alguns jogos do Manchester United.
Os clássicos também estão contemplados
No ano passado, Stella McCartney se uniu à Adidas para relançarem o calçado Stan Smith. Ao contrário do design original, a reinterpretação incluiu cadarços coloridos estilo arco-íris com estrelinhas (em vez de furinhos redondos) perfuradas aos lados.
Recentemente a marca anunciou o projeto “Our Icons Go Vegan”, cujo objetivo é recriar tênis já conhecidos, mas sem matérias-primas retiradas de exploração animal. Como muitas pessoas talvez não saibam, os ingredientes vindos de animais na produção de um calçado vão além do couro/peles. A cola, na maioria das vezes, contém resíduos dos cascos de bois ou porcos, provavelmente criados e abatidos para a indústria alimentícia.
A nova linha da Adidas garante que a cola usada é totalmente vegan friendly. Os sapatos relançados são o Samba e Continental 80, e a sola deste último é feita com papel EVA à base de algas. De acordo com a empresa, essa espuma ajuda a limpar cerca de 30 litros da água doce poluída durante o processo de construção. A entressola é feita com 90% de borracha natural e 10% de borracha residual.
Cada um dos novos designs apresenta um carimbo em alto relevo com as palavras “Adidas Originals Vegan”. “Com a mesma aparência e estilo do original, essa versão defende um futuro melhor com um design totalmente vegano”, frisa a marca. Além de ter matérias-primas vindas de plantas e componentes do gênero, os elementos não passam por testes em ratos, hamsters, coelhos e afins.
Os dois modelos já estão à venda – Samba vem na cor creme com detalhes em preto e o Continental é branco com uma fina listra vermelha e azul marinho.
O produto final, por fim, trouxe uma nova clientela à empresa, reunindo pessoas que se importam com consumo consciente. “Muitos jovens vieram às nossas lojas para perguntar sobre o Stan Smith, fazendo perguntas sobre com o que o par foi feito, dizendo à nossa equipe por que era importante para eles escolherem um calçado vegano em vez de um de couro e o que ele representava. Este é o futuro”, explica Stella.
Fontes: Vegan Business | HIGHSNOBIETY | Pro:Direct