Como parte da promessa de fabricar 90% de todos os seus produtos com materiais mais sustentáveis até 2025, a Puma atualmente reúne todos os seus principais materiais de fontes mais ecológicas para roupas e acessórios, como penugem, viscose e algodão. Quanto a outros materiais, como couro, mais de 97% dessas fontes são certificadas desde 2020 – o que significa que metade dos seus produtos já são feitos de materiais sustentáveis.
“Em nossa estratégia de sustentabilidade, nos concentramos em causar o maior impacto positivo possível, para que nossos clientes saibam que, ao comprar um produto da Puma, eles compram um produto de origem sustentável.”, diz Stefan Seidel, chefe de sustentabilidade corporativa da empresa. Este ano, a marca lançou uma nova coleção de cápsulas “Down to Earth” inspirada em práticas ecológicas, com roupas e calçados criados com materiais reciclados.
Missão “Para Sempre Melhor”
Ainda como parte de sua estratégia 10for25 de fazer melhor em dez áreas sociais e ambientais que a empresa acredita ter o maior impacto, a gigante do tênis planeja eliminar totalmente as sacolas plásticas em todas as lojas até 2023. A empresa também está começando a trocar seus cabides e sapateiras por materiais melhores e mais verdes e espera reduzir fortemente suas emissões nos próximos 10 anos. Para que isso aconteça, a marca iniciou a transição para energias renováveis em suas unidades de produção na Alemanha, Itália e Espanha. Além disso, os escritórios nos Estados Unidos foram equipados com painéis solares e carregadores de carros elétricos, e a PUMA se uniu ao Instituto de Impacto de Vestuário para garantir a eficiência energética na China e em Taiwan.
Este mês, a PUMA está lançando novas caixas de sapatos sustentáveis que devem economizar mais de 2.800 toneladas de papelão por ano. As caixas, que são igualmente resistentes e protetoras em comparação com as antigas, são feitas com mais de 95% de papelão reciclado, fornecido por uma organização ambiental sem fins lucrativos. Se considerarmos que são necessárias cerca de 12 árvores para fazer uma tonelada de papelão, estamos economizando 33.600 árvores a cada ano. Isso é mais do que o número de árvores no Central Park em Nova York.
Outra decisão importante tomada este ano é a de não usar lã não certificada de origem animal. Neste ponto, a Puma se junta a Calvin Klein e outras gigantes da moda, que concordaram em proibir a mutilação de cordeiros em suas cadeias de abastecimento. Assim, até 2025, essas marcas encerrarão o uso da chamada lã de mula, que é extraída cortando grandes faixas de pele dos traseiros de cordeiros bebês com tesouras afiadas e geralmente sem anestesia.
Há outros objetivos estabelecidos dentro da estratégia 10for25, focados em uma série de questões de fornecimento, como direitos humanos, circularidade e plásticos oceânicos. Eles visam atingir a atuação da empresa como um todo, com a marca já lançando uma várias coleções sustentáveis e eticamente conscientes para mostrar ainda mais seu compromisso. É assim que “A Puma está empenhada em reduzir o seu impacto ambiental e cumprir sua missão de ser ‘para sempre melhor'”, diz o Stefan Seidel, chefe de sustentabilidade corporativo da gigante.
Fontes: GreenMatters | Fashion United