www.flickr.com/photos/goellnitz/2956443334
A restauração ecológica de ecossistemas naturais pode ser compreendida como um processo que visa a alteração, de forma intencional, de um habitat. O objetivo é restabelecer o ecossistema original do local, levando em consideração aspectos como:
- sua função;
- sua estrutura;
- sua dinâmica;
- sua diversidade.
Quando um ecossistema se encontra perturbado, sobrevivendo em condições distintas de suas características naturais, a recuperação do mesmo por meio da intervenção humana se faz necessária.
Nesse processo, a ação humana de recuperação e restauração visa recuperar as seguintes condições:
- vegetação;
- fauna;
- flora;
- água;
- solo;
- micro-organismos;
- clima.
Vale destacar que o processo de restauração ecológica não é um processo simples. Pelo contrário: para que ele aconteça de forma satisfatória, é necessária a combinação de conhecimentos científicos de inúmeras áreas, como a ecofisiologia das espécies, a dinâmica dos nutrientes, o resgaste histórico natural do ecossistema da localidade a ser restaurada, entre outros.
Outro ponto fundamental para que o processo de restauração ecológica de um ecossistema natural tenha êxito é a capacidade do sistema ser autossustentável tanto em termos ecológicos como em termos sociais, possibilitando a geração de recursos para as comunidades por ele compreendidas.