www.istockphoto.com/photo/aerial-view-of-poluted-modern-city-6548777
O grande avanço e o rápido desenvolvimento dos centros urbanos causam diversos impactos ambientais. Um dos principais é causado pelo deslocamento de pessoas, que saem do campo e passam a ocupar a região próxima à cidade, desmatando áreas e produzindo lixo. Além disso, a presença de mais pessoas exige um ritmo de produção cada vez mais acelerado, o que gera ainda mais lixo industrial.
Outro impacto ambiental urbano que merece atenção é a poluição do ar. Em cidades como São Paulo, por exemplo, é nítida a queda na qualidade do ar após o crescimento acelerado da indústria e da frota de veículos nas ruas e avenidas. Esses dois fatores são responsáveis pela emissão de gases poluente causadores do efeito estufa e responsáveis pelo aquecimento global.
O aumento da produção de lixo, por sua vez, está associado a diversos impactos ambientais. Os principais são: contaminação do solo e de lençóis freáticos, proliferação de doenças e forte odor emitido pelos materiais em decomposição. Outro causador de doenças e cheiro ruim é o esgoto, que não recebe o tratamento adequado e causa diversos prejuízos ao ambiente e à saúde da população.
A instalação de residências, muitas vezes irregulares e em situações precárias, também é responsável por impactos ambientais severos. Isso porque casas construídas em encostas de morros, planícies ou áreas de preservação permanente modificam o ambiente e podem causar inundações e até deslizamentos de terra com vítimas.