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PepsiCo adota medidas sustentáveis para economizar bateria em caminhões de entrega e implanta painéis solares e baús de plástico reciclado

Os caminhões de entrega da PepsiCo agora não são apenas veículos de transporte; eles também são fontes de energia limpa. A empresa implementou uma série de iniciativas sustentáveis para tornar seu processo de deslocamento mais eficiente e ambientalmente amigável. Uma delas é a instalação de painéis solares e o uso de baús de plástico reciclado em sua frota.

Em 2020, a PepsiCo lançou um programa para adquirir veículos elétricos e estabeleceu uma parceria com a startup brasileira Sunew, que produz filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV), conhecidos por sua leveza e flexibilidade. Esses painéis solares foram instalados em 10 veículos como parte de um esforço para economizar combustível e reduzir as emissões de carbono. Desde então, a empresa expandiu essa iniciativa, e agora cerca de 250 veículos, representando quase 9% de sua frota total de caminhões de grande e médio porte, carros executivos e funcionais, estão equipados com essa tecnologia solar.

Anderson Pinheiro, diretor de transportes da PepsiCo Brasil, explica que os OPV pesam menos de cinco quilos cada. Eles ajudam a minimizar o consumo de combustível, o que, por sua vez, reduz as emissões de carbono. Além disso, esses painéis solares inovadores fornecem energia para a recarga de baterias e o sistema de iluminação dos veículos, garantindo que eles permaneçam carregados mesmo quando desligados.

Segundo Pinheiro, “essa tecnologia captura energia solar e a converte para dar carga nas baterias, então mantemos os nossos veículos carregados mesmo que desligados e esse carregamento impede panes elétricas. Existem alguns aparelhos que são conectados aos veículos, como o coletor, e as placas os mantêm carregados, evitando que os nossos vendedores percam vendas por não conseguir visitar os clientes devido a problemas de carga elétrica”.

Além de reduzir as emissões de carbono, esses painéis solares geram economia de energia. Apenas na fabricação desses equipamentos, quase 7,8 toneladas de emissões de CO2 são economizadas, o equivalente a 836 árvores, de acordo com a parceira Sunew.

Além disso, a PepsiCo está investindo em iniciativas de reutilização de plástico. Um exemplo é a parceria com a empresa Sulfibra, que utiliza películas de polipropileno biorientadas (BOPP) nas embalagens de produtos, como salgadinhos. Outra iniciativa é o Projeto de Baú, que utiliza garrafas PET para criar baús sustentáveis que são incorporados às carrocerias dos caminhões.

Carlos Cunha, um funcionário da PepsiCo Brasil, foi o responsável por essa ideia inovadora e foi premiado por sua contribuição. Após testes de segurança e durabilidade, a empresa expandiu a iniciativa em 2022, instalando os baús de plástico reciclado em quase 100 caminhões. Até o final de 2023, a PepsiCo planeja ter 446 caminhões equipados com esse material.

O que vem por ai

Para o futuro, a empresa pretende aplicar essa tecnologia em toda a sua frota de caminhões de médio porte, que soma quase 2.400 veículos. Além disso, a partir deste ano, todos os caminhões de grande porte serão movidos a gás natural veicular (GNV), 20% da frota será composta por veículos elétricos, e todos os caminhões contarão com baús de plástico reciclado.

Essas iniciativas sustentáveis não apenas reduzem o consumo de energia, mas também contribuem para a destinação adequada de milhares de garrafas PET e embalagens de salgadinhos, promovendo a responsabilidade ambiental. Desde 2020, a frota da PepsiCo já reduziu quase 900.000 kg de CO2, o que equivale ao plantio de cerca de 6.000 árvores.

Resultados

A PepsiCo tem se destacado em seu compromisso com a sustentabilidade, e de 2015 a 2022, reduziu as emissões de CO2 na América Latina em 27%, abrangendo as emissões de suas fábricas e da área de transporte. O setor de transporte representa 50% das emissões geradas pela empresa na região, e suas iniciativas sustentáveis estão contribuindo significativamente para reduzir esse impacto ambiental.

Com informações da Exame.