Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é floresta boreal e quais suas características

www.flickr.com/photos/peupleloup/2968075180
www.flickr.com/photos/ressaure/15265536825

Predominante no hemisfério norte, especialmente no Canadá, Groenlândia, Alasca (território dos Estados Unidos), Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria (na Rússia) e Japão, a floresta boreal é um bioma constituído pela taiga — também chamada de conífera. Esse tipo de vegetação é formado, principalmente, por pinheiros, ciprestes, abetos, espruces e larícios.

Estas árvores são altas, com troncos retos, copas em formato de cone, folhas finas em forma de agulha e revestidas por uma substância parecida com resina. Esta última característica é fundamental para que não acumulem neve e evita a perda de umidade e o congelamento.

Assim como a vegetação, a fauna também não é rica em variedade de espécies. Dentre os animais mais comuns estão esquilos, coelhos, lebres, arminhos, linces, alces, renas, lobos, raposas, ursos e aves migratórias.

Tanto a flora como a fauna são adaptadas ao clima frio e úmido das florestas boreais, com neve pelo menos durante a metade do ano e temperatura mínima de -50°C. Nos períodos mais quentes, dificilmente chega a 20°C. Outra característica é que as noites são mais longas no inverno, enquanto o verão possui dias mais duradouros.

Apesar de não serem áreas muito habitadas, as florestas boreais estão ameaçadas pela indústria de celulose e papel, uma vez que a madeira de algumas de suas espécies é explorada, inclusive para a construção civil. Esse avanço faz com que o bioma tenha sido reduzido drasticamente nas últimas décadas.