Muito se fala sobre reciclagem e a importância desse processo para o meio ambiente em geral. A lista de materiais que podem ser reciclados também é bastante comentada e já é de conhecimento de grande parte da população.
Dentre os vários itens que compõe essa lista está o vidro, um utensílio de uso cotidiano. Mas a questão é: Como funciona seu processo de reciclagem?
Separação – A primeira etapa consiste na separação dos vidros de acordo com seu tipo.
Lavagem – A seguir, eles passam por um processo de lavagem, cujo objetivo é a retirada das impurezas.
Trituração – Depois de limpos, os vidros são triturados.
Aquecimento – Os cacos são aquecidos e fundidos a uma temperatura superior a 1300°C.
Molde – Depois de aquecidos eles já podem ser moldados novamente.
E você sabia que o vidro é 100% reciclado? Ou seja, o processo que foi apresentado a cima reaproveitou- o totalmente e mais, manteve sua qualidade e propriedade. Vale mencionar que o vidro pode passar por esse processo várias vezes.
Falando em reciclagem de vidro, em 2011 cerca de metade das embalagens de vidro produzidas no Brasil passaram por esse processo, o que equivale a aproximadamente 470 mil toneladas.
A questão é que para aumentar a quantidade de vidro reciclado, a população tem que fazer a sua parte: separar em casa e levá-lo até locais que façam a coleta seletiva.
Vale mencionar também a importância que a reciclagem de vidro, especificamente, possui. O primeiro fator é que esse processo diminuirá a quantidade de matéria prima retirada da natureza, assim como o gasto de energia utilizada.
O segundo é que evita-se que o vidro seja jogado em lixões e aterros sanitários, por exemplo. Lembrando que o vidro não é um material biodegradável.
Portanto, reciclar o vidro é uma tarefa muito importante, e como visto, nós podemos facilitar esse processo levando-os ás coletas seletivas. Faça a sua parte e ajude o meio ambiente.