www.flickr.com/photos/ukinspain/4724146132
Enquanto a construção sustentável — também chamada construção verde — está preocupada com os impactos da criação de uma estrutura utilizável, a bioarquitetura está voltada para projetos que priorizam a utilização de materiais sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
Este conceito surgiu por volta da década de 60, quando os arquitetos passaram a dar mais importância a métodos de construção altamente sustentáveis e matérias-primas naturais, preferencialmente aquelas que podem ser recicladas ou que vêm de fontes renováveis.
Materiais Verdes
A escolha de materiais verdes é uma parte importante dos processos de construção sustentável. Materiais como madeira verde — certificada por conselhos de manejo florestal e proveniente de florestas geridas de forma sustentável —, bem como pedra, metal e papel reciclados são alguns dos produtos que podem ser utilizados pela bioarquitetura.
A madeira recuperada é o material reciclado mais utilizado na construção verde. Sua utilização está associada à preservação e economia, uma vez que são necessários menos recursos para reciclar e reutilizar a madeira do que seria necessário para extrair, tratar, e transportar a madeira nova.