O Marketing Ambiental ou Marketing Verde, como também é chamado, diz respeito a construção de uma imagem ecologicamente correta de determinado produto ou marca.
Esse processo de construção é baseado em atitudes sustentáveis e conscientes pela empresa que visa atender as necessidades e preferências do consumidor sem prejudicar o meio ambiente, ou pelo menos, com o menor impacto possível.
Essa atitude é extremamente importante, uma vez que muito se fala sobre os problemas ambientais como aquecimento global, desmatamento, derretimento das geleiras e etc. Por isso, atitudes sustentáveis são sempre bem-vindas.
Podemos citar como exemplo de atitudes empresariais ecologicamente corretas:
- A utilização de componentes reciclados ou recicláveis
- Produção de embalagens feitas a partir de material reciclado
- O descarte correto dos produtos consumidos ou a reutilização dos mesmos.
- Utilização de matérias-primas que possam ser recicladas, reutilizadas ou que não causem prejuízos ao meio ambiente
- Métodos de produção que usem fontes de energia limpa e que economizem água.
Muitos consumidores, que também sabem da importância de não prejudicar o meio ambiente, tem se tornado mais exigentes quanto à compra de um produto, isso é, vêem se os quesitos apresentados assim, ou pelo menos parte deles, foram seguidos.
A questão é que infelizmente, muitas empresas se dizem comprometidas com o meio ambiente, mas a realidade é outra, uma vez que elas não seguem as políticas estabelecidas para uma produção sustentável, por exemplo.
Vale ao consumidor ficar atento quanto a isso e continuar valorizando atitudes de empresas que realmente seguem políticas sustentáveis e se preocupam com o meio ambiente, pois isso trará benefícios para toda a população.