O desmatamento é, infelizmente, uma realidade que nos circunda. Veja a baixo as causas e consequências dessa atividade humana.
Principais causas:
Extração de madeira – A extração ilegal de madeira é uma das principais causas do desmatamento. E uma forma para recuperar essas áreas que foram degradadas é através do reflorestamento.
Vale ressaltar também a campanha do desmatamento zero que consiste em um projeto de lei de iniciativa popular. O objetivo é unir o máximo de assinaturas digitais da população e apresentá-las ao Congresso como forma de constatar o interesse da sociedade em acabar com o desmatamento.
Mais de 900.000 petições foram assinadas. Que tal ajudar nessa luta contra a destruição das florestas? É só acessar o site da Liga das Florestas e participar!
Construção de estrada – Embora esse fator auxilie para o desenvolvimento de infraestrutura, também ocasiona da destruição de áreas verdes.
Expansão agricultura e pecuária– A busca por maiores áreas para a agricultura e para a pecuária também são causas do desmatamento.
Incêndios que podem ser criminosos ou originados por causas naturais (queda de raio, por exemplo)
Consequências:
O desmatamento proporciona uma série de prejuízos ao meio ambiente. Dentre eles está a perda da biodiversidade, a degradação do solo, redução da umidade do ar, o aterramento de rios e lagos e desertificação.
Podemos citar ainda a liberação de gás carbônico originado das queimadas que pode tanto impossibilitar a precipitação normal da chuva quanto aumentar o efeito estufa.
O ecoturismo também pode ser afetado com o desmatamento.