Você já pensou em morar em uma casa de bambu? Pode acreditar! Essa moda já começou a pegar nas cidades e inclusive, garante uma casa muito charmosa.
Além de bonitas, as casas de bambu também são ecológicas, sustentáveis e garantem custos menores para as novas moradias. Está aí outra ótima forma de construir casas sustentáveis.
O bambu está presente desde a base das casas, o que quer dizer que ele substitui o cimento e etc. Também é utilizado cal e areia para revestir as paredes.
Outro ponto positivo da utilização deste material é o fato do bambu ser uma madeira resistente e leve. Este cenário exclui outros materiais como as pedras nas construções, ou seja, o custo também se torna menor neste caso por não ser necessário contratar mão-de-obra e comprar materiais.
Além disso, o bambu não tem necessidade de ser replantado e demora somente 2 meses para atingir a altura necessária. Por isso, as casas de bambu locais são mais baratas se comparadas ou as outras que não são construídas com este material.
Devido a todos esses pontos positivos proporcionados pelo bambu, a China investe bastante nas pesquisas e exploração do material nas construções.
O arquiteto Ricardo Nunes já colocou em prática o projeto de construir uma casa com base de bambu e ele diz que este material compreende 70% da construção. Este fato torna o projeto ecológico porque não necessita de processos industriais para a produção de material.
Como visto, utilizar bambu na construção de moradias é uma ótima escolha que garante benefícios ao meio ambiente e ao morador.