pt.depositphotos.com/52323367/stock-photo-biogas-plant.html
pt.depositphotos.com/35173389/stock-photo-man-holding-wooden-pellets.html
É chamado de biomassa a massa biológica gerada a partir da decomposição de resíduos orgânicos, gerando um combustível considerado mais sustentável. Isso porque a biomassa é uma fonte renovável de energia, de baixo impacto ambiental e que contribui para a redução do lixo na natureza.
No Brasil, a produção de biogás que utiliza biomassa vegetal é amplamente explorada. O combustível é obtido por meio da fermentação de óleos vegetais extraídos do caule de plantas, folhas, lenha, carvão vegetal e cana-de-açúcar. A biomassa vegetal também pode englobar resíduos vindos de atividades agrícolas ou florestais, como a extração de madeira.
Vantagens da biomassa vegetal
- Trata-se de um recurso renovável, desde que explorado da maneira correta;
- Apresenta baixo custo de aquisição, principalmente se comparado com outros recursos usados para produção de combustível, como o petróleo;
- Emissão zero de dióxido de enxofre na atmosfera, evitando o agravamento do efeito estufa;
- Menor risco ambiental;
- Diminuição da quantidade de lixo vegetal;
- Apresenta menor corrosão em caldeiras, fornos e outros equipamentos utilizados durante a transformação da biomassa vegetal em combustível;
- Ao contrário dos combustíveis fósseis, como o petróleo, as cinzas geradas pela biomassa vegetal são bem menos agressivas à natureza.