Uma ida simples a qualquer loja ou supermercado costuma terminar com vários produtos dentro de alguma embalagem de… plástico. Atualmente, em função da pandemia, muitas pessoas no mundo todo passaram a pedir mais refeições por delivery e adquirir produtos por e-commerces, o que aumentou em muito o consumo de plástico para acondicionar com segurança todas essas entregas. Não importa onde se compre, os clientes quase sempre acabam com grandes quantidades de embalagens de plástico, a maioria das quais vão para o aterro sanitário. Mas não é isso que a maioria deles deseja.
Os consumidores nunca estiveram em uma pegada tão sustentável como agora e, sim, eles esperam que as marcas os ajudem a serem mais ecologicamente corretos em suas vidas diárias.
A embalagem de itens em plástico, inclusive para remessas de comércio eletrônico, costuma ser a opção mais barata. E, como o e-commerce cresceu 75% em meio à pandemia, o consumo dessas embalagens cresceu na mesma proporção.
Mas será que isso vai mudar um dia?
Embora muitas empresas inovadoras e ecologicamente corretas tenham crescido em popularidade nos últimos anos, a maioria dos varejistas tradicionais em todos os setores ainda mantém a firmeza no plástico. Mas já é uma tendência em nível global a procura ativa por produtos mais ecológicos do que há cinco anos.
marcas dizem que usam embalagens plásticas que podem ser recicladas, mas menos de 2% dos resíduos plásticos produzidos desde a década de 1950 foram reciclados, o que significa que mais de 90% foram descartados no ambiente natural.
Alternativas naturais que valem a pena conhecer
Muitas empresas estão trabalhando em embalagens totalmente compostáveis (em alguns casos, comestíveis!). Aqui estão alguns exemplos que já existem no mercado.
Embalagem de cogumelos: é uma combinação de resíduos agrícolas, farinha de cânhamo e raiz de micélio; mais usada para substituir embalagens de isopor.
Embalagem à base de algas marinhas, que vem em graus comestíveis e biodegradáveis.
Embalagem de feno prensado, usado como caixas de ovos na Polônia.
Folhas de bananeira: na Tailândia, por exemplo, já há supermercados que usam folhas de bananeira e de bambu em torno de vegetais e flores. Embora esses materiais só sejam práticos onde estão disponíveis, isso reforça a ideia de apoio ao fornecedor local.
Com a tecnologia e os recursos disponíveis hoje, as empresas têm todas as condições de ressignificar o uso do plástico e seguir em uma direção mais responsável. Soluções simples e convenientes como essas podem mudar a maneira como as pessoas consomem todos os dias – e nos colocar um passo mais perto de um mundo sem tanta poluição por plástico.