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No Brasil, a ISO está associada à Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), sendo mundialmente reconhecida com sigla ABNT NBR. A ISO 9000, por exemplo, é um conjunto composto pelas normas ISO 9001, 9004 e 19011, que se tornaram oficiais a partir do ano de 1987 e expõem os fundamentos de um sistema de gestão de qualidade que certifica a empresa no que diz respeito a sua solidez, responsabilidade, credibilidade e facilidade nas relações comerciais.
O sistema de gestão de qualidade ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e, para isso, ela traz orientações sobre a qualidade dos projetos, bem como o desenvolvimento, produção, instalação e manutenção deles. É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa, padronizando-os. Com isso, o sistema de qualidade pode ser aplicado em diversos tipos de organizações, proporcionando a melhoria dos produtos ou serviços prestados.
Para adotar e obter esses sistemas e certificações de acordo com as normas ISO, as empresas devem passar por uma série de procedimentos e ajustes tecnológicos, físicos e humanos. Além disso, elas precisam ser auditadas periodicamente, garantindo a implementação das melhorias e a manutenção contínua dos processos.
Os benefícios da ISO 9001 se estendem à diversas áreas de negócios, melhorando significativamente a imagem das empresas, bem como o desempenho e a cultura organizacional. Isso porque o processo de certificação envolve a implantação e manutenção da padronização dos sistemas, mantendo a equipe sempre alinhada e ciente dos objetivos e políticas da empresa.
Por conta de todas as melhorias associadas à implantação da certificação, é muito provável que a equipe e o profissional se sintam mais abertos a rever seus conceitos, aderir às mudanças e sentir mais segurança e motivação em suas atividades. Além disso, todos se tornam capazes de compreender sua parte nos processos da empresa, o que pode trazer efeitos diretos nos relacionamentos internos e externos.
No que diz respeito ao mercado, a empresa certificada apresenta diversos pontos positivos, sejam eles diretos e indiretos. O relacionamento de uma equipe segura e alinhada, por exemplo, é capaz de transmitir todos os seus conhecimentos como foco principal do negócio e de forma confiante, ampliando as chances de atender todas as necessidades comerciais do cliente e conquistar novos clientes. A preparação e segurança da equipe também torna possível o aumento da receptividade dos clientes durante as pesquisas e monitoramentos de satisfação.
Outro importantíssimo diferencial gerado pela certificação é a redução de custos em diversos setores da empresa, bem como o significativo aumento da produção e maior eficiência em diversos processos interno, o que garante melhores oportunidades e maior competitividade frente aos mercados nacional e internacional.
Por fim, a certificação proporciona a conquista de novos negócios e fidelização do cliente, uma vez que demonstra que a empresa se preocupa com a forma como é vista perante os consumidores e que busca aprimorar constantemente seus serviços e ampliar estrategicamente suas atividades.
Podemos concluir, portanto, que a Certificação ISO 9000 tem contribuído largamente para a identificação de empresas que buscam manter seus clientes satisfeitos, seus processos padronizados e com qualidade, suas equipes alinhadas e garantir a segurança e qualidade em seus atendimentos, processos e negócios em geral.
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