Veja a baixo alguns exemplos de resíduos líquidos e saiba como descartá-los corretamente.
Óleo de cozinha
O óleo de cozinha é um produto utilizado diariamente por muitos brasileiros, mas infelizmente somente uma pequena parcela deles faz o descarte correto deste resíduo líquido.
Muitas pessoas despejam o óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário, o que é uma atitude totalmente errônea, pois pode prejudicar o meio ambiente. Entenda o porquê:
O óleo de cozinha, uma vez presente na rede de esgoto pode chegar na rede fluvial. Esse fator impossibilita que a luz solar penetre na água, pois esse líquido cria uma camada na superfície do rio ou mar, e o resultado desse cenário é a morte de peixes e plantas.
Além disso, quando esse resíduo entra em contato com a matéria orgânica, pode entupir a tubulação.
O correto é separar o óleo de cozinha em uma garrafa pet, por exemplo, e levá-lo a um posto de coleta para que ele seja reciclado posteriormente.
Óleo lubrificante
O óleo lubrificante é um resíduo líquido nocivo á saúde e que pode prejudicar o meio ambiente se descartado de forma incorreta.
Segundo a lei do CONAMA N°362/05 o setor produtivo do resíduo deve se responsabilizar em recolher, coletar e destinar esse resíduo para o refino.
Tintas
Esse tipo de resíduo líquido possui corante e produtos químicos, por isso é importantíssimo que o descarte seja feito da forma correta, caso contrário poderá contaminar o solo, rio e mar.
Mas o que deve ser feito então? O resto de tinta seca e as latas devem ser entregues a uma ATT (Área de transbordo e triagem) autorizada da prefeitura da cidade.
Como visto, é muito importante que descartemos corretamente os resíduos líquidos, pois só assim impediremos que o meio ambiente seja prejudicado.
Neste outro post você poderá entender como funcionar o gerenciamento e descarte de resíduos líquidos.