Empresa investe em mudanças verdes na sua frota para cumprir as metas prometidas.
A PepsiCo anunciou novidades na frota logística em busca da sustentabilidade, como a carroceria sustentável e veículos movidos à GNV. Em linha com as metas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% em toda a sua cadeia produtiva até 2030 e atingir as emissões zero em sua operação global até 2040.
Carroceria reciclada
O protótipo de carroceria sustentável foi desenvolvido pela equipe da PepsiCo no Brasil em uma iniciativa piloto com um caminhão em Minas Gerais, lançada em janeiro. O projeto considera um baú de caminhão fabricado com plástico reciclado, de BOPP e garrafas PET, oriundo de embalagens dos snacks e bebidas da companhia, junto à fibra de vidro na composição. Serão 100 veículos com essa nova carroceria.
“Estamos muito orgulhosos de levar um exemplo de inovação em prol da sustentabilidade e da economia circular do Brasil para a PepsiCo global. Com a expansão do nosso baú de fibra com material reciclado, vamos dar um novo destino para mais de 68 mil unidades de garrafas PET, ou 3.400 quilos de PET, e mais de 138 mil embalagens de snacks, ou 555 quilos de plástico BOPP. E a nossa ideia é ampliar esse projeto para todos os novos caminhões da nossa frota.”, afirmou Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.
A fabricação da fibra também pode consumir até 99% menos energia em kW/h em comparação à carroceria convencional feita de alumínio. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Sulfibra, que desenvolveu a fibra sustentável em conjunto com a PepsiCo.
Veículos movidos à GNV
Em abril deste ano, a companhia anunciou a compra de 12 caminhões Sacnia movidos à Gás Natural Veicular(GNV) para substituir uma fração das unidades de combustível tradicionais. Com a nova aquisição, a frota conta com 65 caminhões elétricos e a gás. Em linha com a Pep+, a sua transformação estratégica tem a sustentabilidade como eixo central, a multinacional procura promover a mudança para um sistema de transportes sustentável.
Com o projeto, a empresa acelera seus planos para enfrentar as mudanças climáticas com o objetivo de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em mais de 40% até 2030 em toda a sua cadeia de valor e alcançar emissões líquidas zero até o ano de 2040 globalmente. Isso inclui a queima de combustíveis fósseis no local e o consumo de combustível da frota que permitirá iniciar uma transformação para movimentar 85% da produção em frota própria para os centros de distribuição em que 20% são com propulsão a gás natural.
Esses caminhões terão motores a gás Euro VI que são caracterizados por baixas emissões de partículas – 262 vezes menos do que um veículo movido a gás Euro II. Além disso, ônibus e caminhões que operam com gás – seja GNV, GNL ou biogás – oferecem um nível de ruído muito baixo em relação ao diesel, pois o som emitido equivale a se afastar 100 metros de um ônibus movido a diesel.
Desde 2020, com a implantação dos caminhões movidos à GNV e elétricos na frota no Brasil, a PepsiCo estima uma redução total de emissões de carbono, frente aos veículos que utilizam combustíveis fósseis, de 926 mil quilos de CO2, o que corresponde ao plantio de mais de 6.480 árvores.
A empresa conta com diversas ações sustentáveis que vão desde a reciclagem dos produtos a mudança dos veículos das frotas. Todas as ações da marca no Brasil podem ser consultadas no site.
Fontes: Exame | GNV Magazine | PepsiCo