Modelo pode rodar por até sete meses sem carregamento.
A startup holandesa Lightyear lançou o primeiro modelo de veículo elétrico solar pronto para produção, o Ligthyear 0 – com o protótipo feito em 2018. Com ele, o carregamento se torna uma viagem, não um destino. Além de ser carregado com a luz solar, o veículo também pode ser carregado em tomadas domésticas comuns. Mais tempo, energia e liberdade para viajar sem se preocupar e depender de postos para reabastecer.
Na prática
O Lightyear 0 reinventa os modelos tradicionais elétricos quando se trata de consumo de energia, capacidade de alcance e carregamento. Isso porque ele é construído como nenhum outro carro elétrico, carregando em movimento e ganhando até 70 quilômetros de autonomia por dia apenas com o sol.
Esta primeira versão recebeu o número zero como nome pois é o primeiro de uma sequência que a empresa planeja lançar nos próximos anos. “Depois de seis anos de testes, redesigning e de enfrentar inúmeros obstáculos, o Lightyear 0 é prova de que o impossível pode se tornar possível. O carro vai abrir caminho para uma nova era de mobilidade limpa”, disse Lex Hoefsloot, o fundador da empresa.
A bateria é de 60 kWh, portanto, de acordo com a Lightyear, se o motorista andar até 35 quilômetros por dia, a recarga pode ser feita uma vez por um período que varia de dois a sete meses.
O modelo conta com 5m² de painéis solares carregando até 70 quilômetros de autonomia por dia, não há necessidade de carregar diariamente: o carro faz isso sozinho. Para motoristas que dirijam poucos quilômetros por dia, é possível recarregar o modelo uma vez durante o ano todo. Composto por células solares envoltas em vidro de segurança, o robusto teto solar e o capô cumprem as rigorosas regulamentações da indústria automobilística.
A startup optou pelas placas solares no carro por acreditar não haver possibilidade para que redes de carregamento sejam difundidas mundo afora no futuro. Também por isso, a Lightyear aposta em uma combinação de baterias menores e maior autonomia.
As placas de energia solar são instaladas no carro, mas não o deixam com uma aparência estranha para quem vê o modelo por fotos – ele passará a ser produzido ainda neste ano.
Sustentável além do combustível
Ecologicamente correto, com seu interior vegano. O design sustentável aparece, também, em cada costura do Lightyear 0. O interior de alta qualidade do carro é feito de couro à base de plantas, tecidos de garrafas PET reciclados e palma de vime reestruturada de forma sustentável, dando nova vida a uma coleção consciente de materiais totalmente naturais. Além disso, os painéis de carroceria são feitos de fibra de carbono reciclada.
O modelo já está disponível para venda, sob o custo de 250 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão, na cotação atual). Neste primeiro momento, a empresa está produzindo apenas 946 unidades, com entrega prevista para novembro. O dinheiro levantado será usado para aprimorar a tecnologia e investir em novas versões, que devem chegar ao mercado com um “valor mais acessível”, segundo a fabricante.
Fontes: Lightyear | Racing | Época Negócios | Carbono Zero