Muitos arquitetos e engenheiros estão cada vez mais buscando formas de incluir técnicas sustentáveis em suas obras. Materiais recicláveis como cadeiras de plástico, telhas e garrafas, são alguns dos exemplos que vêm sendo usados com muita criatividade e inovação para o revestimento de fachadas, muros e paredes.
Confira, a seguir, alguns exemplos!
1. MY DVA
Esta fachada incrível foi toda construída usando cadeiras pretas. Para o projeto, foram mais de 900 cadeiras que acabam tendo a dupla função de revestimento e propaganda da loja, pois se trata de uma empresa do ramo moveleiro, a MY DVA, e que fica na cidade de Brno, na República Tcheca. O mais interessante do projeto é que, além de reaproveitar cadeiras antigas, elas são fixadas individualmente, o que permite que sejam removidas em caso de danos ou simplesmente para a limpeza da fachada.
2. Museu de Arte Naju
Aqui neste museu de arte, a fachada foi construída com 1.500 caixas plásticas semitransparentes. O projeto é do escritório de arquitetura Hyunje Joo, da Coreia do Sul, para o Museu de Arte Naju. O objetivo dos profissionais, além de reaproveitar as caixas, foi criar uma fachada flexível e que conseguisse manter uma conexão entre o interior e ambiente externo.
3. Hotel Nobu Shoreditch
Este hotel de Londres encontrou uma solução bem diferente para a decoração de uma de suas paredes internas. No local, foram utilizadas várias telhas de terracota, de formas variadas, empilhadas artisticamente, criando um cantinho bastante aconchegante. Uma verdadeira obra de arte feita com material que seria jogado no lixo!
4. Biblioteca Bima
Esta biblioteca da Indonésia foi além em sua escolha pelo revestimento: eles utilizaram 2000 potes de sorvete, que eles aproveitaram para transmitir uma mensagem na forma de um código binário. Os arquitetos responsáveis pela obra, do escritório SHAU, perguntaram ao prefeito de Bandung e apoiador do projeto, Ridwan Kamil, se ele gostaria de passar uma mensagem através da biblioteca para a sua vizinhança. A mensagem foi: “buku adalah jendela dunia”, que significa “o livro é uma janela para o mundo”.
5. Pavilhão Pet
Photo by Project.DWG Photo by Project.DWG _ Artwork by Pim Muis Photo by Réne Wolf Fotografie _ Artwork by Cyril Wermers Photo by Marco van der Ruit _ Artwork by André Boone
Trata-se de uma estrutura temporária, construída em um parque comunitário na Holanda que se preocupa com questões de construção sustentável e reciclagem, repensando a maneira como os edifícios são desenvolvidos, construídos e usados. Esta obra, em especial, foi criada como forma de estudar sobre o uso de resíduos plásticos como material de construção.
Para isso, foram levantadas paredes duplas transparentes, embutidas em uma estrutura de aço. Todo o espaço interno das folhas transparentes foi preenchido com mais de 40 mil garrafas plásticas vazias brancas e azuis que dão um efeito incrível ao local. A obra foi realizada em 2014 pelo Project.DWG & LOOS.FM