https://www.gettyimages.pt/license/498279058
A poluição é um problema que atinge várias partes do mundo e não prejudica apenas a natureza, mas também afeta os animais e a sociedade como um todo. A poluição do solo pode ser considerada como uma das mais graves, já que é dele que tiramos nosso alimento.
De modo geral, a poluição do solo envolve mudanças que são realizadas no solo por meio do descarte de materiais sólidos e químicos que demoram para se degradar e não contribuem com a renovação do solo. Sua principal causa está relacionada ao descarte incorreto de lixo e ao uso indiscriminado de produtos como fertilizantes, herbicidas e pesticidas.
Tipos de poluição do solo
Existem três principais tipos de poluição do solo. São eles:
Lixo
O descarte incorreto do lixo produzido é muito prejudicial ao solo. Isso porque alguns materiais levam anos para se decompor, sendo que muitos deles eliminam substâncias tóxicas ao longo do processo. Como resultado, esses materiais poluem drasticamente o solo. Para evitar esse tipo de poluição, é importante separar o lixo corretamente, isolando o material reciclável do não reciclável e dando um correto descarte às pilhas, baterias e remédios — que não podem ser jogados no lixo comum.
Esgoto e produtos industriais
O esgoto e restos industriais, que normalmente contêm detergentes e outros produtos químicos, também são prejudiciais para o solo. O descarte desses componentes destrói nutrientes e torna o solo pobre e muitas vezes inutilizável.
O ideal é que o esgoto, tanto de empresas quanto de pessoas físicas, seja direcionado ao tratamento e descarte adequado.
Agrotóxicos, herbicidas e fertilizantes
A agricultura também demanda cuidados para não causar danos ao solo. O ideal é usar agrotóxicos e herbicidas com moderação. O mesmo vale para os fertilizantes, uma vez que a adubação incorreta ou excessiva pode poluir o solo ao invés de ajudá-lo.
É interessante trabalhar com culturas diferentes e evitar o desmatamento para a produção de um único cultivo. Assim, insetos encontram seus predadores naturais e não é necessário o uso de grandes quantidades de produtos químicos para combatê-los.
Além disso, a plantação de diferentes culturas permite que o solo se renove e recomponha seus nutrientes.
Consequências da poluição do solo
Os diferentes tipos de poluição do solo causam diversas consequências. São elas:
- Contaminação de alimentos, podendo prejudicar a saúde de quem os consome — tanto animais como pessoas;
- Redução do número de espécies de plantas, já que elas não conseguem se desenvolver em um solo pobre e poluído;
- Poluição dos lençóis freáticos e consequente poluição das águas;
- Aumento da chuva ácida – que também prejudica o solo;
- Solo infértil;
- Desequilíbrio do ecossistema da região poluída;
- Perda da capacidade natural do solo de absorver água;
- Aumento dos deslizamentos de terra;
- Saturação do solo;
- Perda de nutrientes essenciais para o solo.